Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

07/05/2020-18h16

Núcleo de xadrez da Udesc Joinville realiza primeiro torneio online nesta sexta

Nesta sexta-feira, 8, o Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizará o primeiro Torneio Amistoso de Treinamento Online. O torneio ocorrerá das 18h30 às 20h30 no website Lichess. A participação é gratuita e aberta ao público.

Intitulado "NexT Quarentena Online - T1 Arena" a disputa faz parte do projeto Next CPO, da Comunidade de Prática Online (CPO) do Next e será executada somente no período de isolamento social, recomendado durante a pandemia de Coronavírus. Este e outros torneios ocorrerão sempre no Clube Virtual do Next. Para participar, basta acessar o Lichess e juntar-se ao clube.

O objetivo principal desta ação é oferecer possibilidades de treinamento e experiência, a distância, aos participantes.  Os amistosos não são torneios oficiais da Copa NX, campeonato anual do Next, porém, valem rating no Lichess. Isto é,  cada jogador poderá acompanhar a sua evolução no jogo de xadrez ao longo do tempo, terá a chance de  analisar suas partidas e, com isso, estudar os erros e acertos para melhorar e evoluir em seu nível de jogo.

No torneio desta sexta-feira, a modalidade escolhida para a competição é a "blitz 5min + 4seg". Este ritmo é classificado pelo Lichess como tempo máximo de blitz. A escolha do Next por tempos mais longos no torneio tem como foco o aprendizado e não apenas o divertimento dos participantes. O núcleo tem a missão de promover o conhecimento e oferecer melhores condições de evolução técnica, na contínua busca pela expertise no jogo de xadrez.

Segundo o coordenador do Next, Kariston Pereira, se houver demanda, também serão promovidos torneios nas terças-feiras, na modalidade blitz 3min + 2seg, e nas quartas-feiras, com partidas rápidas de 10min + 5seg. A ideia é inicial e está sujeita a alterações e melhorias.

Um detalhe importante que os jogadores devem estar atentos é que para participar dos torneios do Next, o acesso  ao Lichess deve ser feito diretamente no navegador. O uso do aplicativo permite jogar partidas, porém não permite o acesso aos torneios. Além disso, os participantes podem entrar na disputa por meio do tablet ou celular, já que a versão web do Lichess se adapta perfeitamente às telas.

Para mais informações, acesse o Blog no Next.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC