Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

06/06/2019-17h10

Observatório do ensino médio ligado à Udesc completa um ano de fundação

Norberto Dallabrida, idealizador do Oemesc, e Jane Voigt durante primeira jornada - Foto:Lavínia Kaucz
Em 13 de junho, o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (Oemesc), ligado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará um ano de existência. O objetivo do Oemesc é compreender o ensino médio catarinense, sobretudo o de caráter público estadual.

Coordenado pelo professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância da Udesc (Cead), o observatório realiza, a cada semestre, uma jornada de estudos sobre o ensino médio no Estado, contextualizada em níveis nacional e global.

A primeira das jornadas foi realizada pela universidade em junho de 2018, a segunda ocorreu em outubro do mesmo ano, e a mais recente teve programação em maio de 2019.

A próxima jornada do Oemesc ocorrerá em 8 de novembro, na Universidade Regional de Blumenau (Furb). De acordo com Dallabrida, a programação do evento prevê a realização de palestras e mesas-redondas sobre escolhas dos jovens no ensino médio, propostas curriculares e formação de professores.

Para Dallabrida, "o fato de as jornadas do Oemesc serem itinerantes tem contribuido muito para fomentar o debate sobre o ensino médio em diversas regiões de Santa Catarina. De outra parte, este fato indica que o observatório trabalha em rede, envolvendo diversas universidades catarinenses."

Editoriais mensais

Mensalmente, o Oemesc publica no seu site um editorial sobre questões do ensino médio. Escritos por pesquisadores que compõem o observatório, os textos abordam as principais questões relacionadas à etapa final da educação básica.

Mais informações sobre o Oemesc podem ser obtidas pelo e-mail ensinomedioemsc@gmail.com e pelo site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Norberto Dallabrida, idealizador do Oemesc, e Jane Voigt, palestrantes da primeira jornada
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC