Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

04/05/2022-17h50

Pesquisador italiano realiza palestra na Udesc Joinville nesta quinta-feira

Legenda: A palestra será proferida em inglês
O programa de mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville irá receber, nesta quinta-feira (5), o pesquisador italiano   Dr. Andrea Scagliarini, IAC/Roma, Itália.  Na oportunidade será realizada uma palestra com o tema “ A vida caótica da "maionese": convecção e mistura em fluidos com tensão de escoamento”, às 17h, na   Sala: F212 - Bloco F, na Udesc Joinville.  

"Uma infinidade de materiais, como espumas, emulsões, géis, argilas, etc, iludem a distinção ordinária entre fluido e sólido. Eles podem exibir um comportamento viscoplástico parecido com um fluido ou um elástico como um sólido.  A natureza inerentemente multiescala da física de tais fluidos complexos exige modelos numéricos devidamente projetados.   Vou rever alguns resultados recentes sobre fluxos complexos em emulsões densas, que exibem comportamentos não newtonianos e de tensão de escoamento. Na primeira parte da palestra discutirei o fenômeno da convecção de Rayleigh-Bénard e o surgimento de flutuações do fluxo de calor não gaussiano, devido à microdinâmica correlacionada dos constituintes mesoscópicos desses materiais macios.  Em seguida, abordarei o processo de emulsificação caótica, com foco na evolução da distribuição dos tamanhos das gotículas em relação à reologia global e à dispersão anômala de gotículas”, resumiu o palestrante. 


Segue breve biografia do palestrante: 

Andrea Scagliarini obteve seu PhD em Física pela Universidade de Roma "Tor Vergata" (Itália) em 2011. Depois de ocupar cargos de PostDoc nas Universidades de Barcelona (Espanha), Eindhoven (Holanda) e Roma, foi nomeado líder da equipe no Instituto Helmholtz Erlangen-Nürnberg para Energia Renovável (Alemanha). Em 2017 ingressou no Instituto de Matemática Aplicada "M. Picone" (IAC) do Conselho Nacional de Pesquisa italiano (CNR), onde atualmente é pesquisador e coordenador do Conselho Nacional de Pesquisa italiano (CNR), onde atualmente é pesquisador e coordenador do grupo "Modelagem Matemática da Matéria Fluida". De 2018 a 2021 também foi Presidente do Grupo de Trabalho em Ciências Físicas (PSWG) da Agência Espacial Europeia (ESA).

A palestra é aberta a todos os interessados e será apresentada em inglês. Mais informações no telefone 3481-7951.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Comunicação.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC