Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

17/09/2018-11h23

Pesquisadora do Rio de Janeiro abre Semana das Ciências na Udesc Joinville

Professora Simone Diniz Junqueira Barbosa falou sobre Ciência de Dados - Foto: Isabela Vargas 
Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 17, a abertura da Semana das Ciências 2018. A professora Simone Diniz Junqueira Barbosa, do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, proferiu a palestra “Ciência de Dados Cidadã: dados sobre nós, por nós e para nós”.

“Nós somos todos, hoje em dia, produtores de dados e consumidores de dados, não só nós, seres humanos, mas também nossos dispositivos. Qualquer um que tenha um smartphone no bolso ou na pasta está tendo seus dados coletados o tempo todo, mostrando quantos passos está dando e por onde anda”, afirmou a professora.

A Semana das Ciências prossegue até sábado, 22, com cerca de 50 palestras e minicursos, além de mesas-redondas e outras atividades, envolvendo as Licenciaturas em Química, Matemática e Física, o Bacharelado em Ciência da Computação e o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Cada curso conta com uma programação distinta, que está disponível no site do evento.

Para participar das Semanas da Química, Física e Matemática, os interessados devem se inscrever no Sistema de Atividades Complementares (Siac). Já para se inscrever nos eventos da Semana
da Computação é preciso acessar o site: http://www.semanadacomputacao.joinville.udesc.br/programacao.html.

Tenda da Ciência

Na sexta-feira, 21, será realizada a tradicional Tenda da Ciência, na Praça Nereu Ramos. Das 9h às 17h, serão expostos alguns dos projetos de ensino e extensão desenvolvidos na Udesc Joinville. O público poderá conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela universidade e até conferir experimentos científicos.

Durante a Tenda da Ciência, também está prevista uma apresentação de Flash Mob. A performance será realizada pelos idosos do Projeto Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade, da Udesc Joinville, juntamente com o grupo das Cheerleaders. A apresentação está marcada para as 14h30.

Semana da Computação

Além de minicursos e palestras, a Semana da Computação contará com Clube de Python – Introdução; Painel com empresários de TI e ex-alunos; encerramento da gincana de 30 anos do DCC; Minimaratona de Programação e lançamento do Livro “Introdução à Realidade Virtual e Aumentada. Todos os detalhes das atividades podem ser conferidos na página do evento.

A Semana da Computação também terá espaço para o público infantil. No sábado, 22, crianças de 9 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis, poderão participar  do Code Club Day, que ensinará os pequenos a desenvolver seus primeiros projetos de programação de computadores. O evento é gratuito e ocorrerá das 14h às 17h, na sala F302. As inscrições devem ser realizadas no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC