O Sispred 2025 aconteceu em outubro em Brasília. Foto: Divulgação
O Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo da Água no Ambiente Urbano (LEAU), do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc, foi destaque no XVI Simpósio Nacional de Sistemas Prediais (SISPRED 2025), que aconteceu de 22 a 24 de outubro, no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília.
O trabalho “Segmentação dos municípios catarinenses com base em indicadores urbanos e análise do consumo de água”, das doutorandas Fabiana Weimann Araújo e Patricia Becker, orientadas pelas professoras Andreza Kalbusch e Elisa Henning, foi reconhecido como “Trabalho Destaque”.
Já o artigo “Consumo de água e energia elétrica na cidade de Joinville: um estudo correlacional e de séries temporais”, desenvolvido pelos bolsistas Aline da Rosa Cesconetto e Lucas Henrique Fleishmann, recebeu Menção Honrosa. A pesquisa também teve orientação das professoras Kalbusch e Henning.
Ao todo, quatro trabalhos do grupo LEAU foram apresentados no evento, incluindo os estudos sobre previsão de consumo de água em hospital universitário e a relação entre clima e consumo de água per capita em Santa Catarina.
Sobre o Sispred
O Sispred 2025 reuniu profissionais, pesquisadores e gestores para debater sistemas prediais sob o tema “Abordagens Ambientais, Sociais e de Governança”. Organizado pela ANTAC e coordenado pelo professor Daniel Richard Sant’Ana (UnB), o evento contou com patrocínio da empresa Alto Qi.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882