Pelo quarto ano consecutivo a Udesc Joinville está entre as finalistas do concurso nacional de melhores pesquisas na área de jogos e entretenimento digital, desta vez em nível de Doutorado.
Neste ano são dois trabalhos concorrendo em categorias distintas de teses: Técnica e Game Design. Um dos trabalhos criou uma metodologia de gamificação “responsável” que foi aplicada a trabalhadores da área Industrial e, o outro, definiu perspectivas de projeto para jogos ativos (exergames) aplicados à área da Saúde.
O Concurso de Teses e Dissertações (CTD-Games) é uma atividade integrante do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBgames), evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O concurso ocorre anualmente e em 2025 ocorrerá na cidade de Salvador (BA), de 30 de setembro a 3 de outubro. Nas 3 edições anteriores pesquisadores da Udesc Joinville concorreram em nível de mestrado e foram premiados.
“Estar entre os poucos finalistas e concorrendo com programas mais antigos e consolidados do país já é um reconhecimento do nível das pesquisas e dedicação dos alunos”, afirmou o prof. Marcelo da Silva Hounsell, orientador das pesquisas, realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL).
Sobre as pesquisas
A pesquisa do doutorado de Salvador Sergi Agati desenvolveu uma metodologia para projetar sistemas gamificados em chão de fábrica com auxílio da Realidade Aumentada de forma que o sistema é sensível à condição do trabalhador de linhas de montagem de Placas de Circuito Impresso. Essa metodologia analisa o perfil do operador, a condição de trabalho e a tarefa para conduzir uma estimulação por elementos de jogos e gerou um sistema computacional que acompanha o processo de montagem passo a passo.
Mais detalhes em:
https://pergamumweb.udesc.br/acervo/167794
A pesquisa do doutorado de Claudinei Dias desenvolveu uma extensão do conceito de fluxo (Flow) em jogos digitais ativos (exergames) de forma que equilibra as dimensões psíquicas/cognitivas do jogar, com a dificuldade que o jogo apresenta e ainda, com as capacidades físicas/motoras do jogador (uma vez que os exergames usam o corpo do jogador como forma de interação). Essa perspectiva torna o jogo mais motivante e condizente com um programa terapêutico. O conceito foi aplicado a um jogo que auxilia na reabilitação respiratória graças ao uso de técnicas modernas de Inteligência Artificial (Deep Reinforcement Learning) para articular todos os requisitos do jogo.
Mais detalhes em:
https://pergamumweb.udesc.br/acervo/167785
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7882