Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

08/03/2023-17h18

Playground da Matemática abre processo seletivo para novos bolsistas e voluntários de extensão

Legenda: As ações são voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática na Educação Básica
O programa de extensão Playground da Matemática, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Joinville, está com processo seletivo aberto para bolsistas e voluntários. A inscrição pode ser realizada até o dia 17 de março de 2023, e não possui limite de vagas. Podem participar da seleção acadêmicos de todos os cursos de graduação da Udesc Joinville.

Playground da Matemática  é um programa de extensão universitária que propicia um canal de comunicação entre a universidade e a escola, caracterizando-se pelo desenvolvimento de materiais didáticos e aplicação de atividades voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática na Educação Básica, que valorizem aspectos lúdicos, ambientais e de inclusão educacional.

O programa é composto por cinco projetos integrados:

A Matemática na Educação Infantil : Visa o desenvolvimento, confecção e aplicação de atividades didáticas junto a alunos de Centros de Educação Infantil, com o intuito de possibilitar a à criança a pensar e a resolver problemas, valorizando o lúdico no aprendizado da matemática e explorando habilidades relacionadas à comunicação, à exploração de ideias e conceitos relativos a números, medidas, geometria e noções intuitivas de estatística. Em 2022, através do Projeto Viva a Escola, da prefeitura municipal de Joinville, o Playground da Matemática desenvolveu oficinas de aprendizagem de matemática com cerca de 140 alunos na faixa etária de cinco a seis anos de idade, matriculados em quatro instituições de Educação Infantil. 

Profissão Professor : Visa a divulgação da profissão docente e dos cursos de Licenciatura em Matemática em escolas e para a comunidade em geral. Em 2022 o Playground da Matemática efetuou divulgações em sete escolas de Joinville e região, atuou na recepção de estudantes do Ensino Médio que visitaram o CCT no evento “UDESC de Portas Abertas” e também desenvolveu atividades com 10 crianças de uma comunidade indígena de Araquari, por meio de uma parceria com o programa ComCiência.

Forma-Ação Continuada : Visa o oferecimento de cursos de formação continuada para professores que ensinam Matemática no Ensino Básico. Em 2022, por meio de um convênio com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Playground da Matemática propiciou cursos online para professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que atuam em unidades da Escola S localizadas em todo o estado de Santa Catarina. Os cursos de capacitação envolveram temáticas relacionadas à Gameficacão no Ensino de Matemática; Tendências em Educação Matemática; A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e a Educação Financeira; Rotas e Oficinas de Aprendizagem e o Uso do GeoGebra no ensino e aprendizagem em Matemática. Em média, 30 professores participaram das capacitações docentes oferecidas pelo Playground, que totalizaram 28 horas de cursos.

Materiais Didáticos pedagógicos de Inclusão : Visa o desenvolvimento e/ou adaptação de materiais didáticos e pedagógicos que possam auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes de inclusão (alunos com deficiências, síndromes, surdez, transtornos do desenvolvimento global, altas habilidades e/ou superdotação). Os materiais didáticos são produzidos de acordo com as especificidades dos alunos das instituições escolares atendidas pelo Playground da Matemática.

A Matemática e seus biomas : visa o desenvolvimento de atividades formativas e vivências com temas transversais da Educação Ambiental, buscando evidenciar a importância da matemática na leitura e interpretação de dados relacionados ao meio ambiente e, com isso, despertar uma conscientização crítica para a preservação ambiental. Em 2022, o bioma explorado foi a Mata de Araucária e as atividades desenvolvidas envolveram 111 alunos do oitavo e nono ano, 121 estudantes do quinto ano e 20 alunos da Educação Infantil, todos da rede municipal de ensino. Dentro dessa ação, foram realizadas visitas de campo com os alunos, visitando a Fazenda Mildau e o Parque Natural Municipal da Caieira, ambos situados em Joinville.

Os interessados devem inscrever-se pelo formulário online, disponível no link https://linktr.ee/playground.cct

Mais informações sobre o processo seletivo e sobre o programa de extensão podem ser obtidas nas redes sociais do Playground da Matemática: Instagram: @playground.cct e pelo Facebook: PLAYGROUND.CCT

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville

e-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone 47 34817882

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC