Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

04/06/2020-11h10

Pós-graduação em Física da Udesc Joinville promove seminário online sobre pulsares e inteligência artificial

Na próxima terça-feira, 9, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizará um seminário online com o tema "Desvendendo Pulsares com Inteligência Artificial". O evento ocorrerá às 15h e será transmitido pelo canal do Youtube "Colóquios e Seminários Udesc".

Ministrado pelo professor Rafael Camargo Rodrigues de Lima, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, o seminário falará sobre Pulsares - estrelas de nêutrons que possuem quase duas vezes a massa do Sol confinadas em apenas dez quilômetros de raio. São os maiores campos magnéticos, possuem as maiores densidades do universo e são capazes de gerar pulsos com energias comparáveis às que serão geradas pelo Sol durante toda a vida. Além disso, os Pulsares são chamados também de estrelas relativísticas devido a capacidade de curvar o próprio espaço e modificar o caminho da luz que passa ao seu redor.

Neste seminário, será apresentado um novo método que combina inteligência artificial com dados observacionais como forma de determinar várias propriedades destas estrelas. A participação é aberta ao público em geral.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC