Quinquagésima defesa foi realizada de forma online devido à pandemia - Foto:
Reprodução Internet
O
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, comemora a realização da 50ª dissertação de mestrado, apresentada pela discente Elayne Thais Gruber.
Com o título “Desempenho de argamassas autonivelantes com resíduos de fosfogesso e cerâmica branca em substituição ao cimento Portland”, a dissertação foi orientada pela professora Carmeane Effting, do Departamento de Engenharia Civil.
A banca foi formada pelos professores Itamar Ribeiro Gomes, da Udesc, e Adriano Michael Bernardin, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O trabalho é uma contribuição aos estudos das propriedades físicas e mecânicas de argamassas autonivelantes para contrapiso, pois apresenta uma proposta de redução do consumo de cimento Portland por meio da incorporação de subprodutos industriais.
A redução do consumo de materiais cimentícios é um dos maiores desafios para a sustentabilidade na construção civil, devido à elevada quantidade de dióxido de carbono (CO2) liberado na atmosfera durante o seu processo de manufatura.
Trajetória do PPGEC
O PPGEC foi criado em 2015 e conta com 14 professores doutores que atuam nas três linhas de pesquisa do programa.
Como o único programa de mestrado em Engenharia Civil do norte catarinense, o programa trabalha para demonstrar a sua importância tanto de forma regional quanto nacionalmente, na medida em que consegue fomentar a pesquisa nas áreas de Engenharia Urbana e de Construção Civil, complementando a formação de engenheiros e arquitetos e urbanistas.
“A 50ª defesa de dissertação é uma conquista importante para o programa, que caminha para a sua consolidação e trajetória de realizações continuadas, com o propósito da excelência acadêmica”, afirmou a coordenadora do PPGEC, professora Elisa Henning.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br