Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

17/12/2019-16h23

Produção científica da Udesc passa a ser certificada por software antiplágio

Ithenticate analisará artigos dos periódicos científicos da instituição - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) adquiriu licença para uso do software Ithenticate, programa verificador de plágios na internet, que será utilizado para verificar a ocorrência de cópias indevidas em trabalhos produzidos na instituição.

A aquisição foi feita após análises da Comissão de Combate ao Plágio e Má Conduta em Pesquisa, coordenada pela Biblioteca Universitária (BU)

Nomeada em setembro, por meio de ato do reitor, a comissão é composta por docentes e técnicos. Uma instrução normativa foi publicada em 2 de dezembro para normatizar a utilização do software.

O que o programa faz

O Ithenticate investiga similaridades de textos em bancos de dados na internet, gerando relatório personalizado e informando os links das coincidências de frases encontradas em documentos já publicados anteriormente.

O programa é utilizado por diversas instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na Udesc, uma das aplicações do software será a análise dos artigos dos periódicos científicos editados na instituição.

A coordenadora da BU, Luiza Kleinubing, destaca a importância da prevenção ao plágio nos periódicos feitos pela Udesc. "Desta forma, o material produzido na universidade permanecerá sendo indexado em base de dados como Scielo, por exemplo, o que é fundamental para dar credibilidade e visibilidade à nossa produção científica."

Qualificação

Segundo Luiza, os periódicos precisam desse amparo institucional para que continuem a se qualificar. "Sem essa tecnologia para qualificar os artigos editorados na Udesc, poderemos ter queda dos estratos Qualis e contínua negação a indexadores internacionais das revistas com potencial para tal."

Também poderão ser analisados pelo programa trabalhos de conclusão de curso (TCCs), monografias, dissertações, teses e documentos resultantes dos programas de graduação e pós-graduação.

Campanha e fôlder

A aquisição do software é parte de uma campanha antiplágio promovida em parceria pela Comissão de Combate ao Plágio e Má Conduta em Pesquisa e pela BU da Udesc.

Como parte da ação, foi produzido um fôlder que esclarece os tipos de plágio acadêmico, como evitá-los e as penalidades para quem os comete. "Em 2020, será desenvolvida uma campanha educativa com objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica", conclui Luiza.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bc@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa iThenticate analisará artigos dos periódicos científicos editados na universidade
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC