A participação no evento foi viabilizada por meio do Edital PROEVEN 2024/2.
O professor Paulo Ricardo de Matos, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville, realizará uma palestra pública sobre o artigo que apresentou no Digital Concrete 2024, realizado de 4 a 6 de setembro de 2024, em Munique, na Alemanha. A participação no evento foi viabilizada por meio do Edital PROEVEN 2024/2.
A apresentação será na sala L206 (Espine) na terça-feira(1) de outubro, às 15h
. O evento é aberto a todos os interessados.
O artigo apresentado, intitulado "Desenvolvimento de ligantes com resíduos cerâmicos para misturas de impressão 3D de concreto (3DCP)", aborda uma questão urgente na indústria da construção: a redução do consumo de clínquer no concreto. Isso é especialmente relevante no contexto da impressão 3D, que frequentemente demanda altos teores de ligantes. O estudo, conduzido pelo professor, explorou a produção de ligantes à base de cimento Portland com a adição de resíduos cerâmicos (CW), testando substituições de 20% e 40% do cimento por CW em massa.
O desempenho das misturas foi avaliado em estado fresco por meio de testes de capacidade de construção, reometria rotacional (teste vane) e o slug test. A hidratação dos ligantes foi monitorada ao longo de 7 dias, utilizando calorimetria isotérmica e testes de resistência à compressão realizados nos dias 3 e 7.
Os resultados revelaram que a substituição de 20% e 40% de cimento por CW aumentou a tensão de escoamento do concreto em 4,5 e 9,3 vezes, respectivamente. A substituição de 20% mostrou-se benéfica para a construtibilidade, elevando o número máximo de camadas suportadas de 12 para 30, enquanto a substituição de 40% comprometeu a bombeabilidade. Em relação à resistência à compressão, ambas as misturas apresentaram uma diminuição de 12% após 3 dias de hidratação. No entanto, a amostra com 20% de CW alcançou a resistência da mistura de referência em 7 dias, um desempenho atribuído ao efeito de preenchimento e à atividade pozolânica do resíduo, conforme evidenciado pela calorimetria.
Em suma, a pesquisa sugere que a substituição de 20% do cimento por resíduos cerâmicos é uma estratégia viável para reduzir a quantidade de ligantes em misturas de 3DCP, ao mesmo tempo em que melhora a construtibilidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882