Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

20/09/2019-11h12

Professor da Udesc Joinville apresenta pesquisa e realiza missão de trabalho na Europa

Professor Sérgio Pezzin apresentou projeto desenvolvido na Euromat 2019 - Foto: Divulgação
O professor e diretor de pesquisa, Sérgio Henrique Pezzin, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participou do 16º Congresso e Exposição Europeia de Avanços em Materiais e Processos (Euromat 2019), realizado de 2 a 5 de setembro, em Estocolmo, na Suécia. O congresso, organizado pela Federação das Sociedades Europeias de Materiais (Fems), é o principal congresso do continente e um dos mais prestigiosos do mundo.

No congresso, Pezzin apresentou um trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Materiais Poliméricos (Grupol) da Udesc e teve colaboração de Diego Schlemper. O projeto intitulado “Revestimentos epoxídicos autorregeneráveis contendo microcápsulas de poli(uréia-formaldeído) preenchidas com diferentes compostos aminados - Um estudo comparativo”, abordou o desenvolvimento de revestimentos autorregeneráveis com desempenho superior para o controle de processos corrosivos e foi publicado nos anais do evento.

“O evento foi uma excelente oportunidade para a atualização nos diversos assuntos relacionados à Ciência e Engenharia de Materiais, envolvendo a discussão de trabalho com vários pesquisadores internacionais e o fomento à interação entre os grupos de pesquisa na área, para a realização de trabalhos de cooperação”, comentou o professor.

Entre as tendências, Pezzin destacou as pesquisas em materiais para energia – com destaque para a plenária proferida por Kristina Edström da Universidade de Uppsala, em materiais baseados na natureza (biomiméticos) e em processos de impressão 3D.

Além do congresso, Sérgio Pezzin também esteve em missão de trabalho junto ao Instituto de Tecnologia em Microestruturas (IMT) do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, entre os dias 10 e 12 de setembro.

No instituto, o professor participou de atividades conjuntas nas áreas de materiais autorregeneráveis e novas modalidades de imageamento por raios-X, e acompanhou as atividades de pesquisa da estudante de doutorado da Udesc, Sara Ferreira da Costa (PPGCEM), que faz parte do Programa Sanduíche (Split Fellowship Program) no KIT com bolsa pelo CNPq.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC