Professor Pedro Bertemes apresentou os trabalhos na República Tchéca e na
Alemanha. Foto: Divulgação.
Na próxima segunda-feira, 6 de outubro, o professor
Pedro Bertemes Filho fará uma palestra no auditório de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville, das 10h às 11h, para compartilhar os resultados de pesquisas desenvolvidas em parceria com estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Os trabalhos foram recentemente apresentados em dois eventos internacionais de grande relevância: a
IX Conferência Internacional de Engenharia Biomédica e Bioinformática , realizada em Praga (19 a 21/09/2025), e o
XVIII Workshop Internacional de Espectroscopia de Impedância, realizado em Chemnitz, Alemanha (22 a 26/09/2025). A participação nos eventos contou com recursos do edital Proeven 2025.
As pesquisas destacadas são:
Simulação de tecidos humanos com eletrônica
O aluno de iniciação científica
Jerod William da Silva Monteiro , orientado pelo professor Pedro Bertemes Filho, desenvolveu um modelo eletrônico que simula o comportamento de tecidos humanos para exames médicos. O sistema, composto por mais de 2 mil componentes e 32 eletrodos, gera imagens internas do corpo sem métodos invasivos e pode aprimorar diagnósticos de saúde, como a detecção de edemas. O artigo foi apresentado em Praga, com o título “Generating Electrical Impedance Tomographic Images from Electrical Phantoms in PSpice Circuit Simulator” .
Tecnologia para garantir alimentos mais seguros
O mestrando
Paulo Roberto Quispe Cardenas , também orientado por Bertemes Filho, realizou uma análise de 259 estudos sobre o uso da
bioimpedância elétrica (BIA) na avaliação da qualidade dos alimentos. A técnica, não invasiva, permite verificar frescor, composição e adulterações sem danificar os produtos. Combinada à inteligência artificial, pode gerar dispositivos portáteis para controle de qualidade em tempo real. O trabalho foi apresentado em Praga, com o artigo “Towards a Feasible and Robust Technique for Non-invasive Food Analysis” .
Detecção de adulteração no leite
O doutorando
Edson Vaz Lopes , em parceria com o professor, desenvolveu uma solução inovadora para identificar adulterações de leite com água. Utilizando bioimpedância elétrica e inteligência artificial, o sistema analisou 190 amostras e atingiu
96,2% de precisão , superando métodos tradicionais. A tecnologia é portátil, acessível e aplicável à cadeia produtiva, trazendo mais segurança a consumidores e produtores. O artigo “Detection of Water Adulteration in Cow Milk Using Neural Networks and Bioimpedance” foi apresentado em Chemnitz, na Alemanha.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882