Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

27/10/2020-15h23

Professor da Udesc Joinville coordenará Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul em 2021

 

O professor Maurício Aronne Pillon, do Centro de Ciências Tecnlógicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, propôs a realização da 21ª Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (Erad/RS 2021) em Joinville. 

O projeto foi aprovado na chamada pública Fapesc nº 02/2020 Proeventos 2020/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e foi contemplado com R$ 13.542.

A Erad/RS é um evento que tem como objetivo qualificar estudantes e pesquisadores das áreas de Computação, com enfoque em Processamento de Alto Desempenho. A escola visa também prover um fórum regular onde possam ser apresentados avanços recentes em pesquisa e discutidas as formas de ensino de Processamento de Alto Desempenho nos níveis de graduação e pós-graduação nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A Erad/RS é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho da Região Sul, parte da Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e de Alto Desempenho (CE-ACPAD) da SBC. Com uma abordagem itinerante, nas suas últimas 20 edições, a escola já percorreu todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul. 

A edição de 2021 da Erad/RS será histórica para a comunidade de Alto Desempenho da Região Sul, pois, pela primeira vez em 20 anos, a escola romperá as fronteiras do Rio Grande do Sul. Santa Catarina acolhe a escola, representada por suas duas maiores instituições de ensino público: a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), além da parceira gaúcha desta edição, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A 21ª Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul ocorrerá em Joinville, no período de 14 a 16 de abril de 2021. A programação da Erad/RS 2021 compreenderá minicursos, palestras, um painel que abordará temas relacionados à área com a participação de pesquisadores renomados, uma maratona de programação paralela, Fóruns de Iniciação Científica e de Pós-Graduação com apresentações de artigos científicos, todos direcionados para a área de Processamento de Alto Desempenho.

As chamadas de trabalhos à sessão de Iniciação Científica e ao Fórum de Pós-Graduação serão divulgadas no início do segundo semestre de 2020. Os minicursos e palestras encontram-se em definição. O painel abordará os desafios e perspectivas para a pesquisa na área de Processamento de Alto Desempenho.

A página provisória está hospedada em: http://labp2d.joinville.udesc.br/erad2021/.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC