Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

08/10/2020-14h46

Professor da Udesc Joinville foi orientando do ganhador do Prêmio Nobel de Física 2020 Roger Penrose

Prof. Jorge Cardoso trabalhou sob supervisão de Roger Penrose de 1981 a 1988. Foto: Divulgação
O professor Jorge Gonçalves Cardoso, do Departamento de Matemática, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, acompanhou com entusiasmo o anúncio, na útlima terça-feira, 6,  dos ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2020. Entre os vencedores está Roger Penrose, professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que orientou a dissertação de Mestrado em Matemática do professor Jorge, entre os anos de 1981 e 1988.

O professor da Udesc Joinville passou cerca de sete anos em Oxford trabalhando sob a supervisão de Penrose. O tema desenvolvido foi sugerido pelo próprio pesquisador britânico e envolveu as chamadas Técnicas de Dados Iniciais Nulos em Relatividade Especial. Segundo Cardoso, tais técnicas foram criadas por Roger e, até um certo estágio, estavam incompletas naquela época. “Falando a grosso modo, eu fiz o complemento apropriadamente, o que me rendeu 12 artigos em periódicos americanos e europeus de Física Teórica e de Física Matemática, dentre os mais tradicionais. A supervisão ocorreu regularmente, isto é, algumas vezes por mês tínhamos encontros específicos do programa e tínhamos encontros do grupo de pesquisa dele uma vez por semana”, contou Jorge.

Roger Penrose, de 89 anos, foi premiado após mostrar que a Teoria Geral da Relatividade leva à formação de buracos negros. Penrose ficará com metade do prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões); e Reinhard Genzel e Andrea Ghez dividirão a outra parte.

O professor Jorge Gonçalves Cardoso atua na Udesc desde 1994. Ele também possui Doutorado em Matemática pela Quaid i Azam University, no Paquistão; é mestre em Física pela Universidade de Brasília (UnB); e possui Pós-Doutorado realizado na Polish Academy Of Sciences, na Polônia; University Of Leipzig, na Alemanha; e na Hungarian Academy Of Sciences, na Hungria.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC