Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/05/2020-16h38

Professor da Udesc Joinville publica artigo sobre importância da atividade física em período de pandemia

Exercício deve ser tão estimulado quanto o próprio isolamento social - Banco de imagens: Pexels
O professor de Educação Física Fabio Hech Dominski, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, publicou um artigo sobre a importância do exercício físico no período de pandemia. O artigo foi publicado no Journal of Health Psychology e é intitulado "Human needs in Covid-19 isolation" ("Necessidades Humanas em Isolamento devido a Covid-19").

Escrito juntamente com os pesquisadores Thiago Matias da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e David Marks, da França, o editorial faz uma análise dos impactos negativos do isolamento social na saúde mental dos seres humanos e mostra  como as pessoas estão mais propensas neste período a desenvolver distúrbios alimentares, sexuais e do sono, e passaram a conviver com problemas de autoestima, angústia, ansiedade, irritabilidade e medo da morte.

O artigo defende como a prática de exercícios pode trazer benefícios e restaurar o equilíbrio do corpo e da mente, já que as atividades físicas amenizam a ansiedade, o medo, a preocupação,  ajudam a recuperar pensamentos positivos e reforçam o senso de autonomia e competência dos indivíduos.

No artigo, é recomendado ainda que as pessoas em isolamento social tentem criar redes de apoio e envolvam amigos e parentes em suas rotinas ou desafios de exercícios por meio das redes sociais, experimentando da liberdade de escolha do tipo de exercício, horário, frequência e intensidade, sem pressão social ou autocrítica.

O exercício deve ser tão estimulado quanto o próprio isolamento social.

Acesse o link para ler o artigo completo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC