Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

06/05/2021-10h38

Professor da Udesc Joinville se torna editor honorário de publicação mundial

Bertemes é o primeiro brasileiro a integrar grupo de editores horários - Foto: Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
O professor Pedro Bertemes Filho, do Departamento de Engenharia Elétrica, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, é o primeiro brasileiro a integrar o grupo de editores honorários do Jornal Internacional de Biossensores e Bioeletrônica, uma publicação mundial com revisão por pares dedicada ao design, pesquisa, desenvolvimento e aplicação de biossensores na bioeletrônica.

A publicação atende profissionais com interesse na exploração de materiais biológicos em novos dispositivos diagnósticos e eletrônicos. Seu conselho editorial é formado por pesquisadores dos Estados Unidos, Rússia, Emirados Árabes, Polônia, Taiwan e Etiópia. 

Bertemes é PhD em Física Médica pela Universidade de Sheffield. Já atuou no desenvolvimento de instrumentação clínica para a captura e transmissão sem fios de sinais dentro de ambientes hospitalares. Atualmente, seu principal campo de estudo é a espectroscopia de impedância elétrica (conhecida também como bioimpedância) relacionada à caracterização de tecidos em humanos, como o câncer. 

Líder do grupo de pesquisa em Engenharia Biomédica e membro do comitê de ética de pesquisa em seres humanos da Udesc, o professor coordenou um projeto do Programa Pesquisa para o SUS pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), voltado à investigação eletrônica do câncer de colo do útero em comparação com o exame de biópsia dirigida, abrangendo cinco unidades de saúde de Santa Catarina. Também coordena outras pesquisas na área de Engenharia Biomédica, dentro de uma equipe multidisciplinar, com o título "Tecnologias de Bioimpedância Elétrica: Teoria e Aplicações Clínicas”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC