Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

09/04/2019-15h50

Professor da Udesc pode se inscrever até sexta em programa de apoio à internacionalização

Universidade de Coimbra, em Portugal, foi uma das instituições visitadas em 2018 - Foto: Divulgação
Até esta sexta-feira, 12, professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever no segundo edital do Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG), que apoia a participação em estágios de curta duração no exterior, por docentes pesquisadores da instituição, com passagens e diárias internacionais. Confira o edital.

As inscrições em aberto são para atividades de pesquisa ou pós-graduação no segundo semestre deste ano, entre 1° de setembro e 15 de dezembro. Para o primeiro semestre de 2020 (atividades entre 1° de março e 30 de junho), as inscrições devem ser feitas entre 1º e 9 de agosto.  

Para solicitar o apoio, o docente interessado deve encaminhar a inscrição, acompanhada da documentação exigida no edital, à coordenação do programa de pós-graduação ao qual está vinculado.

O auxílio é voltado a professores efetivos, membros de doutorados, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com conceito 4 ou superior, que não estejam licenciados ou afastados no período da atividade.

O apoio prevê uma passagem internacional e sete diárias internacionais para cada programa, sendo uma cota anual para programas com conceito 4 e duas cotas anuais para programas com conceito 5 ou superior.

Parcerias internacionais

Entre seus objetivos, o Proint-PG busca estimular a realização de pesquisas em parceria com estrangeiros, ampliar a colaboração com pesquisadores de outros países, incentivar a incorporação às redes internacionais, possibilitar a produção acadêmica conjunta e consolidar colaborações que revertam em prol da internacionalização dos programas de pós-graduação da universidade.

A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) ressalta que, para solicitar o auxílio, é preciso que o interessado já tenha participação em atividade de pesquisa ou pós-graduação junto à instituição estrangeira para a qual pretende viajar.

Os contemplados com o auxílio deverão apresentar relatório de atividades à direção de Pesquisa e Pós-Graduação do seu centro de lotação e à coordenação do programa até 30 dias após o retorno das atividades.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8170.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Universidade de Coimbra, em Portugal, foi uma das instituições visitadas em 2018
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC