Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

07/08/2019-11h04

Professor da Universidade Federal do Ceará ministrará curso e palestra na Udesc Joinville na nesta segunda

Manoel Andrade Neto é professor no Departamento de Química Orgânica e  Inorgânica da Universidade Federal do Ceará - Foto: Divulgação
O Departamento de Química (DQMC) em parceria com a Direção de Ensino de Graduação e com os departamentos de Ciência da Computação (DCC) e Matemática (DMAT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizarão dois eventos voltados para monitores do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). A palestra e o curso com o tema “Aprendizagem Cooperativa e Solidária” serão ministrados pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manoel Andrade Neto.

Aberta à comunidade acadêmica, a palestra será realizada na próxima segunda-feira, 12, às 9h30, no Auditório do Bloco F. Já o curso para os monitores e orientadores de monitoria, com carga horária de 8h, ocorrerá em duas etapas: em 12 de agosto, das 14h às 18h nas salas K206 e K209 e em 13 de agosto (terça-feira), das 8h às 12h, na sala H05.

O professor convidado, Manoel Andrade Neto, faz parte do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC e é um dos responsáveis pela Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica (Coart) da Escola de Integração e Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia). Através do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), Manoel coordena um movimento de organização de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária na rede pública do Estado do Ceará, a qual tem envolvido mais de 1000 professores em jornadas formativas para tal finalidade.

“A experiência e vivência do professor Manoel nos motivou a convidá-lo para conhecermos o seu trabalho e sua proposta metodológica com intuito de desenvolver novas estratégias para a atividade de monitoria a tornando mais efetiva e ativa”, disse a professora Maria da Graça Moraes Braga Martin, chefe do DQMC.

Um dos objetivos da monitoria, além de auxiliar os professores, é colaborar para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos nas disciplinas acadêmicas. Assim, os eventos têm o objetivo de trazer conhecimentos de uma metodologia mais dinâmica na função desempenhada pelos monitores.

“O desenvolvimento no CCT de práticas adquiridas no curso e palestra propostos, permitirão que os monitores assumam papéis de mediadores. Assim, espera-se que os próprios estudantes envolvidos incorporem ou reforcem preceitos básicos e necessários para estruturar a aprendizagem, agora com os colegas”, afirmou Aleksander Paterno, diretor de ensino.

Os professores que ministram aulas aos monitores nos horários do curso e palestra, poderão abonar as faltas se o aluno monitor encaminhar o certificado de participação nos eventos.

Além disso, na palestra e no curso, será apresentado o formulário de atendimentos e ponto on-line dos estudantes. Essa é uma proposta nova, que passará por um semestre de testes, com o objetivo de minimizar o uso do papel.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino pelo telefone (47) 3481-7825.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de download
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC