Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

18/11/2020-11h40

Professora da Udesc Joinville é selecionada por fundação alemã para programa de cooperação

 
Professora Isabela Gasparini foi uma das trinta cientistas selecionadas no  Brasil - Foto: Reprodução Internet
A professora Isabela Gasparini, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi selecionada ao programa de cooperação Bragfost – Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteiras da Ciência e Tecnologia, que conta com o apoio da Fundação Alexander von Humboldt e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Bragfost é um simpósio binacional, que ocorre alternadamente na Alemanha e no Brasil, e reúne 60 jovens cientistas brasileiros e alemães para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater de maneira interdisciplinar os desafios do conhecimento.

O simpósio é fechado para os jovens cientistas convidados para participação. Cada cientista deve apresentar suas pesquisas e visão de futuro, reunir-se com o maior número de pesquisadores dos outros países, além de participar de palestras oportunas. Cada cientista convidado obtém recursos para estadia de um mês de pesquisa na Alemanha ou Brasil e também possui o direito de participar de outras chamadas específicas.

Neste ano, o evento aconteceu pela primeira ver de modo online, devido à pandemia Covid-19, entre os dias 22 e 23 de outubro, e teve a professora Isabela como participante.

A Udesc Joinville conta com outro professor integrante do programa Bragfost.  Aleksander Paterno, do Departamento de Engenharia Elétrica, foi selecionado em 2015. O docente se reuniu com o grupo de pesquisadores em Bad Neuenahr-Ahrweiler, para desenvolver as atividades propostas e planejar o Bragfost 2016 no Brasil.

Segundo a diretora de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc Joinville, Marcia Meier, os professores Aleksander e Isabela fazem parte de um seleto grupo de pesquisadores brasileiros: “Estamos orgulhos por ter docentes reconhecidos internacionalmente. Esta distinção demonstra a qualidade das pesquisas realizadas em nossa instituição”. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC