Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

23/05/2022-14h59

Professora da Udesc Joinville participa de organização de livro sobre Inovação Pedagógica

Legenda
A professora Jurema Iara Reis Belli da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville participou da organização do livro “Formação de Professores e Inovação Pedagógica”, em conjunto com as professoras Susana Henriques e Claudia Neves.    A obra conta com nove capítulos que discutem a temática da Inovação Pedagógica, foi lançado pela Editora Paco, e possui 196 páginas, ano de publicação 2022.

“A necessidade de introduzir metodologias inovadoras na sala de aula, é a forma mais ampla e assertiva na relação teoria X prática, ultrapassando os limites da educação puramente tradicional, e estimulando uma educação reflexiva, transformadora e participativa.   Uma emergente atualização dos currículos escolares da educação básica, assim como uma reforma nos cursos de graduação para formação de professores atendendo de forma urgente um novo conceito mundial de ensinar se fazem urgentes.  Os atuais problemas da educação passam a exigir dos profissionais e dos alunos competências e habilidades que extravasam o currículo tradicional”, resumiu Jurema Iara Reis Belli.  

O Livro “Formação de Professores e Inovação Pedagógica” está à venda no site da Editora Paco, e em todas as livrarias do País.

Sobre as autoras 

Jurema Iara Reis Belli: Doutora em Educação, pela Universidade Aberta de Portugal. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Pedagogia. Professora da Universidade do Estado de santa Catarina. Pesquisadora na área de Formação de Professores. Gestora do Pacto de Educação em Direitos Humanos (Udesc) e Coordenadora do Projeto Gepes/Gradcia (Udesc). Autora de vários Livros. Realizando Projeto de Pós-Doutoramento na Universidade Beira do Interior, Portugal. 

Susana Henriques: Doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia da Educação, da Comunicação e da Cultura pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Portugal. Investigadora do Cies_Iscte e do LE@D da Universidade Aberta, Portugal. Integra a equipa de coordenação do mestrado em Administração e Gestão Educacional e a equipa de coordenação de cursos de formação docente para a Docência Digital em Rede. Tem orientado diversos trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Tem participado em projetos de investigação, apresentado comunicações em eventos de caráter científico e publicado artigos em revistas científicas. E-mail: Susana.Henriques@uab.pt 

Cláudia Neves: Professora Auxiliar na Universidade Aberta desde 2010, onde leciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Atualmente é diretora deste Departamento. De 2017 a 2019 foi coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, e mantém-se atualmente como sua coordenadora. Tem orientado várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento em torno de temas relacionados com a administração e gestão educacional, a liderança educacional e as políticas educativas. É investigadora integrada no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) onde desenvolve investigação sobre Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional. Email: claudia.neves@uab.pt 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC