Legenda:A cerimônia deste ano acontecerá na próxima quinta-feira, 14 de
setembro, às 18h.
Em sua 33ª edição, a premiação IgNobel é conhecida por apresentar pesquisas que provocam risos e, ao mesmo tempo, estimulam a reflexão. A cerimônia deste ano acontecerá na próxima quinta-feira, 14 de setembro, às 18h, de forma online. O programa de extensão "Com Ciência" fará uma transmissão ao vivo, acompanhando a cerimônia.
A live estará disponível no canal "Colóquios e Seminários UDESC" a partir das 17h30. A cerimônia contará com a participação de laureados com o prêmio Nobel, além de outras atrações. Acesse o link
https://www.youtube.com/watch?v=UXL0-Fj_S8Y
Que tipo de pesquisa costuma receber esse prêmio? Um exemplo é a pesquisa de física premiada em 1996, que demonstrou que o pão cai, na maioria das vezes, com o lado da manteiga virado para baixo. O agraciado foi o pesquisador Robert Matthews, da Universidade Aston, na Inglaterra. Em 2009, um grupo de pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, recebeu o IgNobel de Física por determinar analiticamente por que mulheres grávidas não tombam devido ao peso da barriga.
Esse é o tipo de pesquisa que geralmente vence essa premiação divertida. São diversas categorias que variam a cada ano, mas que costumam abordar física, química, medicina, artes, literatura, entomologia, economia, paz, nutrição, matemática, engenharias e muito mais, tudo dependendo da criatividade do comitê organizador. Ao contrário do prêmio Nobel, alguns brasileiros já conquistaram o prêmio IgNobel, sendo o último no ano passado, na categoria Biologia, por um estudo curioso sobre aspectos do sexo entre escorpiões.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882