Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

16/10/2020-16h43

Programa de pós-graduação em Física da Udesc Joinville realiza seminário online na próxima terça

Evento será transmitido no canal Colóquios e Seminários Udesc, no Youtube - Foto: Pexels
Na próxima terça-feira, 20, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, promove o seminário "Fenomenologia hadrônica no espaço de Minkowski utilizando representações integrais". O evento ocorrerá às 13h30 e será transmitido no canal Colóquios e Seminários Udesc, no Youtube.

O seminário será ministrado pelo professor Wayne Leonardo Silva de Paula, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste evento, Wayne discutirá sobre a formação de estados ligados relativísticos, cuja dinâmica é dada pela solução da Equação de Bethe-Salpeter. Em geral, utiliza-se a rotação de Wick para resolver essa equação integral, o que fornece uma equação no espaço Euclideano. Devido à presença de pólos no Kernel da equação integral, o mapeamento da solução Euclideana com a obtida no espaço de Minkowski pode apresentar dificuldades.

No seminário o professor apresentará também alguns métodos para obter a solução no espaço físico, tais como a utilização de Representações Integrais e a Transformação de Stieltjes. Utilizando a Representação Integral de Nakanishi, Wayne calculará a Amplitude de Bethe-Salpeter e a função de onda de valência do estado ligado de dois férmions interagindo pela troca de um bóson (escalar, pseudo-escalar ou vetorial) na aproximação de escada. Neste modelo, o professor vai calcular a probabilidade de valência e a distribuição de momento transverso e longitudinal da função de onda de valência. Por fim, discutirá sobre as perspectivas da utilização de tais métodos para a fenomenologia hadrônica.

O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Udesc Joinville.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC