Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

23/03/2021-10h28

Projeto da Udesc Joinville realiza concurso para valorização da água

Para lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o projeto de extensão LaCiA-Escola, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizou o “Concurso Espelho d'Água” com o tema “Valorização da Água” - proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021.

Foram realizadas perguntas a alunos e servidores, que deveriam responder com textos de sua própria autoria. As melhores respostas foram escolhidas por uma banca avaliadora e votação popular.
Confira as repostas vencedoras: 

Como a água afeta os alimentos que você ingere?
"Ela permeia absolutamente tudo. Está presente em todo ciclo produtivo da alimentação humana contemporânea, seja na agricultura, pecuária ou aquicultura. O mau gerenciamento dos recursos hídricos pode afetar diretamente a produção de alimentos, causando grandes danos à toda sociedade. À água é o coração da nossa existência e a base da nossa sobrevivência."
Jonas Anselmo de Souza

O que você mudaria em relação à água onde você mora?
"Uma parcela significativa da água que é tratada se perde na distribuição. Portanto, eu mudaria o mecanismo da distribuição de água. Outro fator, seria a forma como a água é drenada em momentos de chuva intensa e que prejudica o pleno funcionamento da cidade."
Jennifer Perreira dos Santos

Como a água afeta os homens e as mulheres de forma diferente?
"A Organização das Nações Unidas reconhece como direito do indivíduo o acesso à água potável. O direito humano à água é assim essencial para o pleno gozo da vida estando ligado a higiene e uma alimentação adequada. Ao se fazer uma comparação entre os gêneros, podemos observar que há uma necessidade especial das mulheres com relação ao direito à água e ao esgoto sanitário. Historicamente a sociedade coloca as mulheres como responsáveis pelas atividades domésticas e pelos cuidados com pessoas e para tanto a água é fundamental na preparação da alimentação e na higiene dos entes cuidados por elas. Mulheres demonstram assim ter maior premência com o trato da água e tal afinidade faz parte da sua condição humana em todos os estágios da sua vida, da sua infância à sua velhice. Numa percepção mais sensível, os homens são mais adeptos de coisas materiais cabendo para mulheres as emoções, sendo elas desta forma mais empáticas que eles. Os pensamentos femininos teriam assim maior clareza, sendo mais próximos de uma analogia com a pureza de águas cristalinas. Seriam elas também o símbolo de uma fluidez superior e mais confortante para melhorar nossas vidas. A água, como a mulher, é forte em suas sutilezas e seus movimentos e cuja ausência tornaria nossa vida impossível."
Júlio César de Oliveira Zimmermann

Os autores das respostas premiadas terão sua arte divulgada pela Udesc, receberão brindes e um certificado de premiação. As respostas vencedoras serão organizadas em um painel que será enquadrado e exposto no Laboratório de Ciência das Águas. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC