Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

30/09/2019-08h36

Projeto desenvolvido na Udesc Joinville é destaque de capa em revista internacional

Um projeto desenvolvido no Mestrado Acadêmico em Química Aplicada, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi destaque de capa da European Journal of Organic Chemistry, uma das principais revistas da área de Química Orgânica no mundo. O artigo já tinha sido publicado on-line em agosto, mas ganhou ainda mais espaço na edição de setembro.

O artigo intitulado Electrochemical oxidative C(sp2)-H bond selenylation of activated arenes, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PPGQ), pela aluna Anne Gabrielle Meirinho, com orientação do professor Samuel Rodrigues Mendes e participação do professor Antônio Luiz Braga e do doutor Guilherme Machado Martins, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Estamos muito felizes, primeiro pela publicação dos resultados em uma revista de grande destaque da área de Química Orgânica e agora pelo reconhecimento concedido ao nosso trabalho com a capa”, comentou o professor Samuel Rodrigues Mendes.

O projeto apresenta parte dos resultados da dissertação da acadêmica, que utilizou a Eletroquímica em Síntese Orgânica para promover a Selenação Direta da Ligação C (sp2)-H de Compostos Aromáticos.

A pesquisa tem grande utilidade para a sociedade, já que compostos contendo átomos de calcogênios em sua estrutura têm aplicações farmacêuticas, agroquímicas e na química de materiais. Os compostos organosselênio também são estudados como agentes anticancerígenos devido a sua alta eficácia e seletividade contra células cancerosas.

O professor Samuel destaca que as metodologias disponíveis para síntese geralmente envolvem o emprego de reagentes caros, condições reacionais severas, longos tempos reacionais e, muitas vezes, levam aos produtos em baixos rendimentos. "Neste contexto, a Eletroquímica é uma metodologia alternativa para a preparação desses compostos, já que emprega energia elétrica para promover reações químicas".  

O artigo na íntegra está disponivel em: https://doi.org/10.1002/ejoc.201900992

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC