arte: divulgação
O projeto eGluco3, liderado pelo professor Pedro Bertemes Filho e uma equipe de pesquisadores, foi selecionado para o projeto-piloto de avaliação regulatória de dispositivos médicos inovadores de interesse para os serviços de saúde no Brasil. Essa seleção ocorreu após a desclassificação de outro projeto anteriormente aprovado.
A retificação do resultado foi publicada no portal da Anvisa, conforme pode ser acessado no link:
Anvisa publica retificação do edital de seleção de dispositivos médicos inovadore - Anvisa (www.gov.br). No total, foram recebidas 107 propostas. A Anvisa analisou todas elas e, com base nos critérios do edital, selecionou dez projetos inovadores para participar do piloto. O Edital de Chamamento 10/2023 convocou empresas interessadas no desenvolvimento de dispositivos médicos baseados em novas tecnologias. O objetivo é que a Agência acompanhe de perto o desenvolvimento desses produtos.
O eGluco foi reconhecido por seu potencial inovador e poderá ser avaliado quanto à sua eficácia e segurança antes de ser lançado no mercado. Essa avaliação é crucial para garantir que o dispositivo atenda aos padrões regulatórios exigidos pela Anvisa, a agência responsável pela saúde pública no Brasil.
Para o professor Bertemes, a seleção representa um reconhecimento do seu trabalho e dedicação à pesquisa em engenharia biomédica desde 1996, focando no monitoramento da saúde médico-odontológico-hospitalar no Brasil. “É também um reflexo do meu compromisso em desenvolver soluções tecnológicas para a sociedade catarinense e para o Sistema Único de Saúde. Em particular, minha dedicação diária ao projeto eGluco, financiado pela FAPESC e UDESC, visa aliviar o sofrimento de diabéticos durante as coletas diárias de sangue. Este é o compromisso central do projeto eGluco”.
Mais informações sobre o projeto em
https://egluco.bio.br
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882