Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

03/05/2021-11h19

Proposta da Udesc Joinville é contemplada com recursos da Finep

 
Equipamento faz parte da infraestrutura do Centro Multiusuário do CCT - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville teve  proposta aprovada no Edital SOS Equipamentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A instituição foi contemplada com o repasse de R$ 275.439. A Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Ação transversal foi uma iniciativa da Finep com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O objetivo da chamada era selecionar propostas para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e grande porte, cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Conforme critérios e limites do Edital, a Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) contatou os centros de ensino e, então, apresentou quatro subprojetos na proposta institucional. Após análise pela Finep, apenas o subprojeto que apoia a “Manutenção do Difratômetro de Raios X do CMU/CCT” foi contemplado.

A parte técnica do subprojeto que compôs a proposta institucional foi elaborada pelos docentes Marilena Valadares Folgueras, Cesar Edil da Costa, Abel André Cândido Recco e Daniela Becker. A equipe da Cipi providenciou para a proposta dados institucionais, histórico de parcerias com a Finep e diagnóstico institucional.

A celebração do convênio era estimada para dezembro de 2020, mas a conclusão do trâmite só ocorreu em abril deste ano. A conclusão do projeto, conforme cronograma apresentado na proposta é de doze meses, dada a singularidade da manutenção do equipamento e origem dos insumos.

O Difratômetro de Raios X possui uma configuração que inclui acessórios para análise de filmes finos, tensão residual, câmera quente e análise ambiental, permitindo a caracterização de materiais através da técnica de difração de Raios X para obter materiais para diferentes aplicações como:  nanopartículas funcionalizadas com potencial de aplicação em tratamento de água, nanocompósitos para área da saúde, nanopartículas para utilização em dispositivos óptico eletrônicos, filmes finos nanoestruturados para aplicações em alta temperatura e pigmentos fotocatalíticos.

Vários grupos de pesquisa da Udesc utilizam o equipamento para o desenvolvimento de estudos nas áreas de metalurgia, cerâmica e polímeros. Este equipamento faz parte da infraestrutura do Centro Multiusuário do CCT (CMU-CCT) ampliando o acesso à comunidade interna e externa à Udesc. O equipamento também atende a outros centros de ensino da Udesc e usuários externos, como instituições de ensino superior de Santa Catarina e empresas da região.

"A Aprovação deste projeto é muito importante para a manutenção da infraestrutura do Centro Multiusuário do CCT e com isso manter o atendimento à comunidade interna e externa da Udesc, e contribuir para o desenvolvimento tecnológico regional", afirmou a coordenadora do CMU, Daniela Becker.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC