Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

04/02/2020-16h52

Reitoria e centros da Udesc começam a instalar câmeras de videomonitoramento

Câmeras já estão sendo instaladas em unidades do  Campus I - Foto: Carol Hommerding/Ascom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) investiu mais de R$ 700 mil no fim de 2019 para a primeira etapa do projeto de videomonitoramento, que envolve a instalação de 600 câmeras com licenciamento de softwares em várias unidades de ensino e na Reitoria. O objetivo é auxiliar na segurança dos campi.

A instalação dos equipamentos iniciou no Campus I, em Florianópolis. Dezenas de câmeras já estão em operação no Hall da Reitoria, na Biblioteca Central e em espaços dos centros de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), por exemplo.

Nos próximos dias, entrarão em funcionamento câmeras nos centros de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, e de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.

Para os demais centros de ensino, a continuidade do projeto de videomonitoramento prevê a aquisição de mais equipamentos e licenças de sofwares ainda neste ano.

Equipamentos de alta qualidade

As câmeras instaladas estarão ligadas 24 horas. A gravação das imagens capturadas é ativada por detecção de movimento no ambiente e mantida por 45 dias, sendo armazenada no datacenter da Udesc, localizado na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em Florianópolis.

"Com a presença das câmeras, será possível complementar o trabalho dos vigilantes presenciais", destaca o pró-reitor de Planejamento, Márcio Metzner.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcos Linhares, as câmeras possibilitarão futuramente a criação de uma central integrada de monitoramento eletrônico na Udesc. "São equipamentos de alta qualidade, com zoom digital e imagem em full HD", complementa.

A instalação de câmeras de videomonitoramento nas unidades da Udesc era uma antiga demanda da comunidade acadêmica e faz parte do projeto Infraestrutura para Todos, do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Câmeras já estão sendo instaladas em unidades do  campus I da Udesc
  • Biblioteca Universitária também ganhou monitoramento
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC