Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

01/07/2022-16h22

Revista científica presta homenagem ao professor da Udesc Joinville Wilson Guesser, falecido em 2020

Legenda:Nesta edição é apresentado uma série artigos que refletem parte de suas colaborações nacionais e internacionais.
A revista científica, exclusivamente online, TMM, vinculada a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, publicou uma edição especial como tributo ao professor Wilson Luiz Guesser,  da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville, falecido em fevereiro de 2020.

Durante sua carreira, concentrou-se em utilizar o conhecimento científico para atender as demandas da grande fundição de ferro fundido da América Latina, onde trabalhou por muitos anos. Equilibrando as demandas da indústria e os interesses acadêmicos e acreditando firmemente na colaboração indústria-academia, foi o principal orientador de 17 Dissertações e 1 Tese como Professor da UDESC, durante quatro décadas.

Nesta edição é apresentado uma série artigos que refletem parte de suas colaborações nacionais e internacionais em ferros fundidos, abordando temas diversos como metalurgia física, usinagem, termo- fadiga mecânica e tribologia dessas ligas. Além dos artigos é possível acessar o editorial da seção especial da TMM publicado em homenagem ao professsor Guesser.

“O envolvimento do Prof. Guesser foi extraordinário no desenvolvimento de ferro fundido de alta resistência para blocos de motor, mas suas contribuições foram muito significativas em muitas outras aplicações.  Em particular, seu artigo mais citado (mais de 250 citações no Google Scholar) é focado em rotores de disco de freio. Prof. Guesser era um membro ativo da ABM. Sem dúvida, a longa carreira de 43 anos do Prof. Guesser integrando indústria e academia com excelentes resultados é uma inspiração para muitos engenheiros e pesquisadores brasileiros”, citou o editorial da TMM.

Nos links abaixo, poderá acessar os artigos e o editorial da seção especial da revista TMM, publicada em homenagem ao Guesser. https://www.tecnologiammm.com.br/current#nav4
https://www.tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/2176-1523.202219spe01 


Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville

comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC