Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

17/06/2019-10h15

Trabalhos desenvolvidos na Udesc Joinville recebem destaque em evento da Sociedade Brasileira de Química

Trabalho de Química Orgânica contou com participação dos alunos Daniel Pietezak e Laís Schmoeller - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, recebeu prêmio de melhor trabalho na área de Química Orgânica, na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Apresentado em formato de banner, o trabalho é multidisciplinar, está em execução há pelo menos dois anos e a versão completa será publicada ainda este ano em uma revista científica internacional da área.

O projeto intitulado “Estudos de interação de dihidropirimidinonas (DHPMs) e ácidos nucleicos suportado por cálculos computacionais”, contou com a participação dos professores Rogério Aparecido Gariani, Fernando Roberto Xavier e Daiani Canabarro Leite, do Departamento de Química (DQMC) da Udesc Joinville. Além dos professores, estão envolvidos nas pesquisas os alunos: Daniel Pietezak, Laís Schmoeller e Felipe Wodtke.

“Quando um trabalho recebe destaque é sempre gratificante para todos os envolvidos, pois mostra a importância da coletividade e multidisciplinaridade para qualificar o trabalho que está em desenvolvimento. O importante a se destacar foi o trabalho dos estudantes, visto que foi desenvolvido por alunos de iniciação científica”, afirmou Gariani.

Ao todo, 1.111 trabalhos foram aceitos pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). De 19 áreas, a área de Química Orgânica recebeu destaque no evento com 180 trabalhos científicos aceitos.

No congresso, os projetos são escolhidos pela organização e submetidos por comissões que selecionam os mais significativos nas diferentes áreas da Química. No caso da professora Carla Dalmolin, que foi escolhida para proferir a comunicação oral na RASBQ, a apresentação foi feita na área de Química de Materiais, com o título "Tratamento superficial por plasma de fibras de carbono para funcionalização com polianilina”. Essa é uma parte da pesquisa de mestrado da aluna Thayara Ceregatti, que foi orientada pela professora Carla e coorientada pelo professor Luis Cesar Fontana, do Departamento de Física (DFIS).

“Neste trabalho, nós modificamos a superfície de tecidos de fibra de carbono por plasma, para posterior deposição de polímeros condutores que são utilizados como eletrodos em baterias de íon-Li e em supercapacitores. Foi uma excelente oportunidade para mostrar que os trabalhos que realizamos na Udesc, dentro do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e seus laboratórios de pesquisa, são relevantes e de grande interesse para a comunidade científica”, afirmou a professora Carla.

Além da professora, a acadêmica do curso de Mestrado Acadêmico em Química Aplicada, Anne Gabrielle Meirinho, também foi escolhida para proferir a comunicação oral no evento. O trabalho "Eletrossíntese de selenetos de diorganoíla" foi orientado pelo professor Samuel Rodrigues Mendes e apresentado na área de Química Orgânica.

"Foi muito gratificante ter sido convidada para apresentar um trabalho que foi desenvolvido dentro da nossa universidade pelo grupo de pesquisa que eu participo, tendo em vista a grande representatividade que a SBQ tem no cenário brasileiro", declarou Anne. 

A Reunião Anual ocorreu entre 27 e 30 de maio, no Centro de Convenções Expoville e teve como objetivo reunir estudantes, professores e pesquisadores da área de Química do Brasil e exterior.

“Precisamos agradecer fortemente a Direção do CCT que apoiou a participação dos alunos no evento. Para o curso de Química que possui oito anos de existência e o Mestrado Acadêmico em Química Aplicada, que está completando seu terceiro ano neste semestre, foi um marco recebermos a SBQ em Joinville”, disse Gariani.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC