Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/03/2026-14h25

Udesc Alto Vale conhece Programa de Tutoria Acadêmica desenvolvido em Joinville

Apresentação ocorreu na Sala Empresarial da Udesc Alto Vale - Foto: Thiago Augusto
Professores do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conheceram de perto, nesta quarta-feira, 18, uma iniciativa que vem fortalecendo a permanência estudantil e promovendo acolhimento, integração e engajamento no ensino superior: o Programa de Tutoria Acadêmica do CCT, desenvolvido de forma pioneira no campus da Udesc em Joinville.

A proposta foi apresentada pelo diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, idealizador da ação, e pela diretora de Ensino, Fabíola Viel, a diretores, professores da Udesc Alto Vale e representantes da Pró-Reitoria de Ensino da universidade. O encontro ocorreu na Sala Empresarial do campus da Udesc em Ibirama.

Segundo a diretora de Ensino da Udesc Alto Vale, Marines Lucia Boff, a iniciativa deve ser implantada na unidade em breve. “O programa é extremamente relevante e já estamos nos preparando para implementá-lo. Fomos procurados justamente porque a Udesc Alto Vale é reconhecida por suas ações inovadoras dentro da universidade”, destaca.

O Programa de Tutoria Acadêmica do CCT tem como foco o acolhimento e o acompanhamento de calouros e estudantes das fases iniciais, promovendo integração, engajamento e melhoria no desempenho acadêmico por meio da troca de experiências com alunos veteranos. A iniciativa funciona como um projeto-piloto de tutoria entre pares, incentivando a autonomia estudantil e oferecendo suporte em diversas áreas.

“Os tutores atuam como ponte entre os alunos das primeiras fases e os diferentes setores da universidade, facilitando o acesso às informações e aos serviços institucionais. Incentivamos a expansão do programa para outras unidades da Udesc”, ressalta Zvirtes.

Ações e resultados

Entre os principais objetivos da iniciativa estão facilitar a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, estimular o desenvolvimento de habilidades de estudo, pesquisa e comunicação, além de identificar e atender demandas coletivas e individuais dos estudantes.

Ao longo de quatro semestres, o programa desenvolveu ações como acolhimento institucional, acompanhamento acadêmico, organização de grupos de estudo, rodas de conversa, palestras, minicursos e oficinas.

Para o diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer, a troca de experiências entre os centros fortalece a instituição como um todo. “A Udesc Alto Vale pratica o benchmarking, aprendendo com outros centros e também compartilhando suas boas práticas, contribuindo ativamente para o desenvolvimento institucional”, finaliza.


Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8457
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h