Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

03/10/2018-17h43

Udesc apoia criação de plano de cooperação humanitária internacional no Brasil

Parceria propõe ações estratégicas para situações de desastre - Foto: Vitor Louzado/Defesa Civil SC
O Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assinou um convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a elaboração de um plano de cooperação humanitária internacional no Brasil. O grupo é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Firmada com participação da Fundação Instituto Tecnológico de Joinville (Fitej), a parceria prevê a produção de estudos e documentos técnicos sobre cooperação humanitária internacional, no âmbito do projeto BRA/12/017 – Fortalecimento da cultura de gestão de riscos de desastres no Brasil, do Ministério de Integração Nacional.

O convênio pretende levantar, sistematizar, analisar, diagnosticar e propor ações estratégicas de logística de cooperação humanitária internacional em situações de desastre, visando a estruturação de uma resposta efetiva do governo brasileiro, por meio da ação intersetorial de instituições, órgãos e entidades envolvidos.

Para atender a essa missão, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) definiu como parceira a Udesc, que se aliou a laboratórios e equipes de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Três professores e três alunos de pós-graduação integram a equipe técnica da Udesc no projeto, que conta com um orçamento de R$ 1 milhão e deve ser desenvolvido em sete meses. 

Para o coordenador do Ceped, Marino Luiz Eyerkaufer, a assinatura do convênio é um marco importante para a Udesc e as universidades parceiras, visto que os produtos a serem entregues representam um significativo avanço em respostas de desastres no País e no exterior.

Sobre o Ceped

Após passar por uma reestruturação em 2018, o Ceped da Udesc tem um colegiado com 22 membros internos e externos à instituição e está finalizando seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos.

O grupo tem, como missão, fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão na gestão de riscos e desastres, além de desenvolver ciências e tecnologias inovadoras para reduzir o risco e aumentar a resiliência das comunidades.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br e pelo site oficial

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Parceria entre instituições visa propor ações estratégicas para situações de desastre
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC