Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

20/05/2022-11h17

Udesc celebra 57 anos de existência com presença internacional em alta

Udesc chega aos 57 anos com excelência em ensino, pesquisa e extensão - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completou 57 anos de criação nesta sexta-feira, 20, com a presença marcante em rankings nacionais e internacionais de instituições de ensino.

Pública, gratuita e de todos, a universidade mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. SC só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). 

A Udesc também está presente em vários rankings da Times Higher Education (THE), organização que lista as melhores universidades do mundo. No ranking global, por exemplo, ela já apareceu, nas duas últimas edições, na faixa de mais de 1.001 (a partir da posição 200, a classificação é feita em grupos), e está entre as 65 melhores universidades no ranking latino-americano. 

Além disso, a universidade já figurou entre as 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil nos últimos anos, conforme ranking feito pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics. 

"Comemoramos mais um ano de existência da nossa querida Udesc entre as melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo com muitos avanços e investimentos, como R$ 50 milhões em obras inauguradas e iniciadas recentemente e R$ 40 milhões para todos os centros por meio da segunda edição do Programa Qualifica, na maior descentralização de recursos da história da universidade, que muito contribuirá para novos ganhos de qualidade em ensino, pesquisa, extensão e gestão. A inovação e a internacionalização também vêm crescendo nos campi e ajudando a instituição a subir para novos patamares", destaca o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

Vestibular de Inverno abre portas à universidade

A data festiva para a universidade ocorre no mesmo período das inscrições do Vestibular de Inverno 2022 da Udesc, que seguem até 6 de junho. São oferecidas 1.040 vagas em 37 cursos de graduação. Para participar do vestibular, o candidato deverá optar por um dos critérios abaixo:

  • Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021;
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio. Essa média final precisará estar dentro de um padrão de nota de 0 a 10. Os candidatos que tiverem outro padrão de nota, com conceitos diferentes, terão de apresentar, além do histórico escolar, uma declaração da sua instituição com a conversão para o padrão de 0 a 10. 

Sobre a instituição

A Udesc, que tem excelência no ensino superior atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 12 unidades em nove cidades de Santa Catarina, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC.

Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em mais de 60 cursos de graduação e em 50 mestrados e doutorados, que são oferecidos gratuitamente. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores. A Udesc já formou quase 70 mil profissionais.

Na pesquisa, a Udesc mantém mais de 220 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Servidores e acadêmicos da Udesc realizam 700 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente.
Saiba mais sobre a instituição na revista "Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses", lançada em 2015. Acesse a publicação.

Siga as novidades da universidade pelo FacebookInstagramTwitterUdesc em RedeWhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Universidade chega aos 57 anos com excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC