Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/12/2019-17h22

Udesc é segunda universidade do Estado a receber selo de Instituição de Ensino Júnior

Universidade estadual tem atualmente 12 empresas juniores em nove centros de ensino - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será agraciada com o selo de Instituição de Ensino Júnior, destinado a instituições de ensino superior que tenham 25% dos seus cursos de graduação vinculados a empresas juniores federadas.

Auditada pela Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores, a certificação será entregue à universidade pela Federação das Empresas Juniores do Estado de SC (Fejesc) durante a solenidade do Prêmio Fejesc nesta sexta-feira, 13, às 19h30, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis.

Atualmente, a universidade estadual possui 12 empresas juniores em funcionamento, em nove unidades (veja lista abaixo), vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Parceria

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Fábio Napoleão, destaca que a conquista do selo é resultado do fortalecimento da parceria entre a universidade e a Fejesc nos últimos anos. "Obter essa classificação era um dos principais objetivos desse trabalho conjunto", afirma.

Entre as ações da Udesc na área, o professor cita o apoio a eventos e projetos, a criação de editais para o desenvolvimento das empresas juniores, o aperfeiçoamento normativo e as visitas às unidades para dar suporte a empresas federadas e não federadas.

A universidade também faz acompanhamento dos relatórios semestrais da Fejesc sobre empresas juniores da instituição, especificamente, do Estado e do País.

A Udesc é somente a segunda instituição catarinense a conquistar o selo – a outra é a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).  

Prêmio Fejesc

Último evento do ano promovido pela federação, o Prêmio Fejesc contemplará as empresas juniores que obtiveram melhores resultados ao longo do ano. Além dos reconhecimentos e celebrações dos resultados, a solenidade terá a posse da diretoria para 2020.

Fundada em 1994, com a missão de garantir o crescimento sustentável do movimento empresa júnior catarinense, a Fejesc tem atualmente 41 empresas juniores associadas, localizadas em oito cidades: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Lages, Joinville, Chapecó, Araranguá e Criciúma.

A entidade é presidida pela acadêmica Ana Beatriz Cesa, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que assumirá a presidência executiva da Brasil Júnior em janeiro do ano que vem. O País é o atual recordista mundial em número de EJs, com mais de 800 em atividade.

Empreendedorismo

Segundo Ana, a Udesc tem hoje um papel fundamental no movimento júnior em Santa Catarina e no Brasil, assim como as empresas juniores são essenciais para reforçar o empreendedorismo como opção na formação e futura profissão dos estudantes.

"O movimento júnior é muito pautado em valores, buscamos formar cidadãos que realmente se preocupem com o desenvolvimento e o impacto que causam na sociedade. Em uma instituição de ensino júnior, a cultura de empreendedorismo e de formar universitários que vão realmente mudar o País está consolidada", afirma.

Empresas juniores da Udesc em funcionamento

  • Petrojr (Udesc Balneário Camboriú)

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proex, pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7992.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Universidade estadual tem atualmente 12 empresas juniores
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC