Foto: Ricardo Wolffenbüttel
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi escolhida para hospedar um novo enlace de backbone da
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O recurso entrou em operação em 7 de novembro e deve contribuir para dar mais agilidade e fidelidade às conexões da rede acadêmica catarinense.
Os backbones são vias que concentram o tráfego de internet e de dados entre redes locais e níveis superiores, como de um computador doméstico até a rede do provedor da conexão.
O novo enlace de backbone da RNP possui capacidade de 100Gbps, com operação entre Santa Catarina e São Paulo, partindo do PoP-SC-2 (ponto de presença) hospedado no Datacenter da Udesc em Florianópolis.
Segundo o secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Vinicius Linhares, a universidade passa agora a fazer parte do grupo seleto de instituições que integram a
Rede Ipê, rede acadêmica brasileira que oferece acesso à internet de qualidade e suporta a transmissão de grandes volumes de dados para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias.
Até então, a rede acadêmica de Santa Catarina era atendida apenas pelo PoP-SC-1, hospedado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “A Udesc foi escolhida pela sua infraestrutura robusta, equipe técnica qualificada, e atuação junto aos projetos de rede metropolitana (REMEP-FLN), rede catarinense de tecnologia (RCT), além de forte parceria com o PoP-SC", completa o secretário.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
setic.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934