Rafael Camargo Rodrigues de Lima esteve em Genebra para apresentar a
candidatura oficial da universidade. Foto: arquivo pessoal
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) agora faz parte do Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE), um dos maiores e mais ambiciosos projetos da física de partículas moderna. A Udesc é a décima quarta instituição brasileira no DUNE, segunda da região Sul e primeira de Santa Catarina. E está entre as 11 universidades brasileiras que participam do experimento.
Os professores Rafael Camargo Rodrigues de Lima, Edgard Pacheco Moreira Amorin e Bruno Duarte da Silva Moreira, do Departamento de Física da Udesc Joinville, receberam o convite oficial para apresentar a candidatura da universidade durante uma reunião com membros brasileiros do DUNE, realizada em 19 de dezembro de 2024. O encontro contou com a presença de Ettore Segreto, professor da Unicamp, líder do consórcio de detecção de fótons e membro do comitê executivo do DUNE.
Representando a equipe da Udesc, o professor Rafael Camargo Rodrigues de Lima esteve no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, para apresentar a candidatura oficial da universidade. A proposta foi avaliada e aprovada no dia 29 de janeiro, consolidando a entrada da Udesc no projeto.
Sobre o DUNE
O DUNE busca desvendar alguns dos maiores mistérios do universo por meio do estudo dos neutrinos — partículas subatômicas quase sem massa que atravessam a matéria sem praticamente interagir. O experimento analisará a violação de simetria CP no setor leptônico, ajudando a explicar por que o universo é dominado por matéria, além de investigar neutrinos de supernovas e testar novas teorias além do Modelo Padrão da Física.
O experimento conta com um enorme detector subterrâneo instalado a 1,5 km abaixo da terra no Sanford Underground Research Facility (SURF), na Dakota do Sul (EUA). Um feixe de neutrinos será disparado do Fermilab, em Illinois, percorrendo 1.300 km até o detector. O equipamento utiliza 40.000 toneladas de argônio líquido e a avançada tecnologia Time Projection Chamber (TPC), que permite registrar interações com altíssima precisão.
O projeto envolve mais de 1.400 cientistas de 30 países e tem potencial para revolucionar o entendimento sobre partículas elementares e o universo, unindo física de partículas, astrofísica e cosmologia.
A contribuição da Udesc
Os pesquisadores da Udesc Joinville, que integram o grupo QUANTHA (Quântica, Hádrons e Astrofísica), contribuirão em diversas frentes do DUNE. Entre as atividades previstas estão: Simulações do sistema de coleta de luz e aprimoramento de algoritmos para reconstrução das interações de neutrinos no detector; Análise física dos dados gerados pela ARAPUCA, detector de neutrinos desenvolvido no Brasil; Investigações sobre oscilações de sabores de neutrinos em diferentes contextos físicos e Formação e orientação de estudantes interessados em participar da colaboração.
O reitor, José Fernando Fragalli como bacharel em Física, comemora a entrada da Udesc no projeto DUNE, reforçando o compromisso da gestão com a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. “A iniciativa do grupo QUANTHA reflete esse objetivo, fortalecendo a colaboração global”. Como reitor, ele destaca o apoio e os recursos necessários para esse projeto.
“O programa de pós-graduação, onde esses professores atuam, será ainda mais atrativo para estudantes, seja da Física em Joinville ou de outras partes do Brasil e do mundo. Com essa parceria, a Udesc amplia seu alcance internacional e atrairá jovens pesquisadores para o mestrado, doutorado e pós-doutorado”, destaca Fragalli.
O diretor geral da Udesc Joinville, Antonio Heronaldo de Sousa, disse estar muito feliz com a entrada da Udesc no DUNE e que não tem medido esforços para viabilizar espaço físico e equipamentos para nossos excelentes pesquisadores e estudantes dessa importantíssima área da ciência. “ Somada à aprovação do doutorado em física, a entrada no DUNE é mais um expressivo resultado do Centro de Ciências Tecnológicas, que coloca nossa Universidade num patamar de excelência em Santa Catarina”, acrescentou.
Mais informações sobre o DUNE em
www.dunescience.org e
www.dune-br.org
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882