Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

14/03/2018-14h19

Udesc Joinville abre novas turmas para Grupo de Aperfeiçoamento Docente

Neste ano, projeto conta com três turmas que se reúnem semanalmente Foto: Assessoria de Comunicação
As atividades do Grupo de Aperfeiçoamento Docente (GAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, retornam ao normal na próxima segunda-feira, 19. Neste ano, o projeto conta com três turmas, que se reúnem semanalmente na sala de reuniões do Bloco A. As reuniões ocorrem às segundas e terças-feiras, das 14h às 16h; e às quintas-feiras, das 9h30 às 11h30.

Os professores interessados devem escolher uma das turmas disponíveis e solicitar vaga diretamente com a Direção de Ensino de Graduação (DEG). A participação dos docentes no projeto é de fundamental importância, principalmente para aqueles que ingressaram recentemente ou que iniciarão no quadro efetivo da instituição ainda neste ano.

Além dos temas abordados nos encontros anteriores, o GAD contará com material adicional para estudo sobre Metodologia Ativa. Os participantes poderão conhecer os métodos que já estão sendo aplicados em sala de aula. Por meio de estudo de casos será demonstrado porque os métodos utilizados obtém bons resultados entre os alunos e será proporcionado aos professores um maior domínio sobre o assunto.

Outra novidade no GAD é a participação de convidados externos especializados em ensino. Uma das participações já confirmadas é da professora Maria Eliza Miranda, do Departamento de Geografia, da Universidade de São Paulo (USP), na reunião do dia 3 de maio.

GAD na Udesc Joinville

O GAD utiliza ferramentas da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, do psicólogo israelense Reuven Feuerstein, para análise de casos de sala de aula. Os métodos usados permitem que os professores entendam como os alunos pensam e, assim, possam fazer as intervenções necessárias.

O projeto já integra representantes de quase todos os departamentos, e a expectativa da Direção de Ensino é poder envolver o maior número possível de docentes. “As discussões não tratam de conteúdo e, sim, de como alterar o desempenho dos alunos, corrigir funções cognitivas e fazer com que os estudantes tenham “insights” que os façam sentir mais competentes e a superar as dificuldades que os impedem de aprender, afirma o diretor de ensino, Aleksander Sade Paterno”

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC