Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

17/03/2021-10h36

Udesc Joinville adquire planetário móvel para fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão

O planetário tem seis metros de diâmetro e quatro metros de altura, com capacidade para um público de 40 a 60 pessoas - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conta com um novo equipamento para desenvolver suas ações de ensino, pesquisa, e extensão. A instituição adquiriu um planetário móvel inflável, sonho antigo da comunidade acadêmica. 

A aquisição foi coordenada pelo professor Carlos Raphael Rocha, do Departamento de Física. A compra ocorreu por meio de processo licitatório e teve o apoio de diversos setores da instituição, especialmente da Direção de Extensão e da Direção Geral.  

A aquisição do planetário tem como objetivo enriquecer o ensino de Física e estimular estudantes de dentro e fora da universidade. “A ideia é levar o planetário para escolas e praças e fazer um trabalho de divulgação científica”, explicou Carlos.  

O planetário tem seis metros de diâmetro e quatro metros de altura, com capacidade para um público de 40 a 60 pessoas. O equipamento permite a visualização de fenômenos como eclipses, passagem de cometas, simulação de equinócios e solstícios, observação de constelações, planetas, satélites, galáxias, entre outros corpos celestes. 

O planetário é avaliado em R$153.500 e foi comprado com recursos do próprio centro. O equipamento está no campus desde o mês de janeiro, mas em virtude da pandemia, ainda não foi montado.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC