Udesc Joinville recebeu cinco premiações em diferentes categorias.
Foto: divulgação
Na quarta-feira (11), foram anunciados os vencedores do 1º Prêmio de Inovação da Udesc. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Esag, em Florianópolis, reunindo professores, técnicos, estudantes e egressos da universidade.
A Udesc Joinville foi destaque, recebendo cinco premiações em diferentes categorias. Representaram o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) na cerimônia, o diretor de Pesquisa, André Bittencourt Leal e para receber a premiação, os professores Pedro Bertemes Filho e Vanessa Nappi; e o estudante Yuri Rudimar Manfio da Rocha.
Para o professsor André Leal, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CCT, os cinco prêmios conquistados no 1º Prêmio de Inovação da UDESC refletem a excelência das iniciativas desenvolvidas por alunos, professores e técnicos. Ele destaca o reconhecimento em 1º lugar como Centro Inovador, resultado da criação da Coordenadoria de Inovação, que fortaleceu a articulação entre ensino, pesquisa e setor produtivo, fortalecendo um ambiente propício à geração de soluções tecnológicas com impacto social.
Confira os premiados:
Técnico (1º lugar)
Francine Rafaeli Kasulke – Programa de Inovação Aberta Ágora.Connect
Francine foi reconhecida pelo desenvolvimento do programa Ágora.Connect, que conecta universidades e empresas por meio de práticas colaborativas. A iniciativa resultou na publicação do livro Mais Pontes, Menos Muros e já envolve oito empresas e sete instituições de ciência e tecnologia. “Trouxemos para casa cinco premiações importantes. Fecho um ciclo deixando meu legado com grande felicidade”, destacou Francine, que atua na Udesc desde 2009 promovendo a cultura da inovação.
Centro (1º lugar)
CCT – Criação da Coordenadoria de Inovação (Resolução nº 28/2023)
A criação da Coordenadoria de Inovação fortaleceu a aproximação da universidade com o setor produtivo, impulsionando projetos aplicados, premiados e com impacto regional. A iniciativa é um marco da gestão 2021-2025 e reforça o papel do CCT como polo de pesquisa e inovação.
Aluno de Graduação (2º lugar)
Yuri Rudimar Manfio da Rocha – Aplicação web para Avaliação Ergonômica com Visão Computacional
Orientado pela professora Vanessa Nappi, Yuri desenvolveu uma ferramenta que automatiza a avaliação postural baseada no método RULA, tornando o processo mais preciso e acessível. Utilizando python e por meio de computação visual, ele desenvolveu um programa capaz de calcular em vídeos, segundo a segundo, os ângulos das articulações e gerar automaticamente o score do método RULA. Uma ferramenta que transforma uma avaliação manual e subjetiva em algo visual, rápido e padronizado. “Essa premiação é um marco na minha trajetória acadêmica, especialmente agora que estou encerrando a graduação”, disse.
Docente (3º lugar)
Pedro Bertemes Filho – GlycoWatch: Relógio para medição não invasiva da glicose
O professor desenvolveu um relógio que mede a glicose sanguínea sem a necessidade de picadas, utilizando sinais elétricos na pele. O dispositivo está em fase de testes e tem potencial de aplicação em serviços de saúde. "O nosso projeto GlycoWatch foi premiado em tercerio lugar como uma inovação relevante para a Udesc. Depois de mais de 10 anos de trabalho e pesquisa na área da diabete, este premio é muito importante para o reconhecimento da equipe frente a sociedade acadêmica e o público externo. Também importante para o destaque deste tipo de tecnologia para os investidores de tecnologias no mercado nacional", destacou Pedro.
Projeto (3º lugar)
Rafael Stubs Parpinelli – Aplicação de Inteligência Artificial para Desenvolvimento de Aços Planos
O projeto utiliza técnicas de IA para otimizar o desenvolvimento de novos aços planos, ampliando a inovação no setor metalúrgico.
Fotos do evento podem ser acessadas no link
Fotos Oficiais
Confira a premiação transmitida pelo
Youtube da Udesc
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882