Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

22/09/2021-10h05

Udesc Joinville dá início a segundo semestre com aulas remotas e presenciais

Novo semestre inicia e cuidados com pandemia continuam - Foto: Pexels
Na próxima segunda-feira, 27, tem início o segundo semestre letivo de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para veteranos e calouros aprovados no Vestibular de Inverno 2021. A Direção da Udesc Joinville deseja boas-vindas a todos os estudantes e os convida a assistir ao vídeo institucional

Em quase a totalidade dos cursos, as aulas prosseguem de forma online, por conta da pandemia de Covid-19. Em determinados cursos, as aulas voltam a ser realizadas de forma presencial, gradualmente. Confira a lista de disciplinas que serão disponibilizadas presencialmente e os cuidados de prevenção ao coronavírus na Campanha Retorno Seguro Udesc
 
Em relação às primeiras fases dos cursos da Udesc Joinville, a Licenciatura em Química terá aulas presenciais na disciplina da  1ª Fase - Introdução ao Laboratório de Química (ILQ0002) já a partir de 27/09. Na 1ª fase da Engenharia Civil, as disciplinas Sociologia das Organizações (SOR0002) e  Desenho Básico (DBA0001) vão iniciar de modo presencial somente a partir de 18/10, sendo que o início das aulas, no dia 27/09, será no formato online. Em todos os demais cursos as aulas serão ministradas na forma online (ensino remoto).

Conforme o Calendário Acadêmico, o encerramento do 2º semestre de 2021 ocorrerá em 23 de fevereiro de 2022.

Orientações aos calouros

Os novos estudantes da Udesc precisam estar atentos quanto aos procedimentos de acesso aos principais sistemas da universidade, assim como as ferramentas online utilizadas para as aulas.

O primeiro passo é fazer o idUdesc, uma espécie de identidade virtual de cada aluno da universidade. Os calouros devem clicar no link "Primeiro Acesso" e seguir os passos para obter login e senha.

Com essas credenciais, é possível acessar, por exemplo, o Sistema de Gestão Acadêmico (Siga), sistema no qual são realizadas as matrículas nas disciplinas dos próximos semestres, entre outras rotinas dos cursos, e utilizar a internet sem fio (wi-fi) das unidades presenciais da Udesc, além de computadores em laboratórios das unidades.

O login e a senha do idUdesc também permitem que o aluno faça o cadastro no Pacote Office 365 da Udesc, que dá direito a uma conta de e-mail institucional da universidade (nome.sobrenome@edu.udesc.br), além de acesso gratuito a mais de 20 programas da Microsoft (como Word, Excel, Powerpoint etc) e 5 Terabyte de espaço livre para armazenamento de arquivos em nuvem pelo OneDrive.

No Manual do Calouro, o estudante da Udesc Joinville encontra muitas informações importantes para a sua vivência na universidade.

A Udesc Joinville conta com o Serviço de Orientação ao Estudante que oferece auxílio financeiro por meio de bolsa de apoio discente e de programa para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O SOE possui ainda atendimento psicólogio para os acadêmicos. 

Ferramentas virtuais usadas

A Udesc disponibiliza aos professores e alunos da instituição ferramentas online para acompanhamento das aulas, que podem ser síncronas (em tempo real, com a presença de alunos e professor) ou assíncronas (sem a necessidade da presença de aluno e professor ao mesmo tempo). O formato sempre é definido por cada professor em cada disciplina.

As plataformas mais comuns utilizadas na Udesc para acompanhar as aulas são:
o Moodle
o Microsoft Teams (incluso no pacote Office 365 da universidade)
Além delas, os professores poderão utilizar outras plataformas da sua preferência, como o Google Meet.

Acesso pelo idUdesc

Para acessar as ferramentas Moodle e Microsoft Teams, os alunos e professores usam o mesmo login e a mesma senha utilizados no idUdesc.

É importante ressaltar que o e-mail institucional, do idUdesc, é o mesmo utilizado pela Udesc para o envio de comunicados e assuntos em geral sobre a universidade. É um dos principais canais de comunicação para ampla divulgação de informações.

Diariamente, são publicadas notícias na página da Udesc Joinville, bem como são atualizadas as redes sociais oficiais da universidade no Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC