Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

31/03/2020-17h16

Udesc Joinville disponibiliza parque de impressoras 3D para fabricação de máscaras contra coronavírus

Vinte alunos e professores da Udesc participaram da ação - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, uniu-se à associação sem fins lucrativos Fab Lab - que também é um programa de extensão do centro, para a produção de aproximadamente 1.200 face shields, equipamentos de proteção para serem usados pelos profissionais que atuam no atendimento a pacientes com coronavírus.

Preocupada com a evolução da pandemia e a falta do equipamento no mercado, a instituição participa da corrente solidária que envolve universidades, entidades, empresas e pessoas físicas, para equipar unidades hospitalares da região e atender à demanda apresentada pela Secretaria de Saúde de Joinville.

A ideia começou a ser discutida por whatsapp e em pouco tempo mobilizou vinte integrantes da Udesc Joinville, entre professores, alunos de graduação e pós-graduação. Em menos de uma semana, foram concluídos os primeiros lotes de máscaras.

Os voluntários trabalharam com a versão de face shield aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e disponibilizada pelo Fab Lab. As impressoras 3D produzem a estrutura da máscara, e os demais componentes como a viseira de acetato e os elásticos, foram doados e montados por voluntários.  

Paralelamente à produção das máscaras, os voluntários do Fab Lab realizam pesquisas para a produção de respiradores mecânicos de baixo custo, para auxiliar no atendimento de pacientes em estado grave. “É um projeto delicado e que demanda muitos testes. Dois modelos estão em análise. Esperamos ter resultados dentro de uma semana e a Udesc Joinville será parceira do Fab Lab, no que for necessário, para execução deste projeto”, informou o diretor geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli.

Interessados em contribuir com as ações do grupo podem entrar em contato com o Fab Lab Joinville pelo e-mail contato@fablabjoinville.com.br ou com a Udesc Joinville pelo e-mail faleconosco.cct@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC