Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

20/11/2018-12h30

Udesc Joinville é contemplada por empresa estrangeira com equipamento de mais de R$ 100 mil

Participantes pertencem ao Núcleo de Processamento de Energia Elétrica (NPEE) e Veículo Elétrico Leve (Vellev) - Foto: Divulgação
Um grupo de 25 acadêmicos de graduação e pós-graduação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, coordenados pelo professor Joselito Heerdt, foi contemplado com um equipamento de hardware e software modelo HIL402, da empresa americana Typhoon HIL, avaliado em mais de R$ 100 mil. A premiação ocorreu em comemoração aos dez anos da empresa, que se comprometeu a doar dez equipamentos para cada continente.

Para receber o prêmio, a instituição participante deveria treinar pelo menos 25 pessoas no software de simulação/emulação da Typhoon HIL (Hardware-In-the-Loop) e criar um vídeo didático sobre o uso do sistema HIL em uma aplicação.

Os alunos participantes pertencem ao Núcleo de Processamento de Energia Elétrica (NPEE) e Veículo Elétrico Leve (Vellev), do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville.

Segundo o professor Joselito, os equipamentos HIL permitem, por exemplo, que se implemente o controle real em um DSP (microcontrolador) e se emule via harware todo ou parte do sistema complexo que se pretende controlar, permitindo uma pré-certificação do funcionamento, sem contudo necessitar instalar e operar sistemas de alta potência, tensão ou de grandes dimensões. “Muito útil para estudos de micro-redes, por exemplo, mas as aplicações são muitas. Muitos pesquisadores e indústrias já estão usando estes emuladores HIL”, explicou o professor.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC