Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

28/09/2022-13h02

Udesc Joinville irá lançar jogos digitais para pessoas com transtornos do espectro do autismo

Legenda: O lançamento da plataforma T-TEA e dos jogos RepeTEA e KarTEA será realizado dia 5 de outubro, das 14 às 17h, no auditório do Bloco F
Um projeto de pesquisa da Udesc Joinville e Ifsc Joinville, envolvendo os departamentos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, desenvolveu uma plataforma de exergames sérios que projeta jogos no chão, a plataforma T-TEA . E junto com a plataforma foram desenvolvidos dois jogos focados no desenvolvimento da atenção, concentração, memória e processamento sensorial: o RepeTEA e o KarTEA .

Os jogos auxiliam no desenvolvimento de pessoas no espectro do autismo que têm dificuldades de gerenciar estímulos e se concentrar em atividades específicas. É preciso treinamento e desenvolvimento de estratégias que auxiliem a memorizar e focar nas tarefas. A tecnologia de jogos digitais pode ajudar por permitir o treinamento repetidas vezes, de forma orientada, interativa e lúdica. E isso pode ser potencializado se o jogo digital requer movimento físico do autista, levando ao que se chama de “ exergame sério ”. “Futuramente estes jogos e outros serão disponibilizados gratuitamente para parceiros e instituições públicas”, informa o professor Marcelo da Silva Hounsell.

O lançamento da plataforma T-TEA e dos jogos RepeTEA e KarTEA será realizado na quarta-feira, dia 5 de outubro, das 14 às 17h, no Auditório da Computação (3º Andar do Bloco F), da Udesc Joinville, de modo presencial. Os públicos-alvo são profissionais da Educação (Professores, Psicopedagogos, Cuidadores), Profissionais de Tecnologia (Membros de Núcleo de Tecnologia de Escolas, Game Designers) e da saúde (Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos).

Este é um projeto de pesquisa que envolve os programas de mestrado profissional em Engenharia Elétrica (PPGPEE), mestrado acadêmico em Computação Aplicada (PPGCAP), e o curso de bacharelado em Ciência da Computação (BCC), da Universidade do Estado de Santa Cataria (Udesc) Joinville, em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica do Ifsc – Instituto Federal de Santa Catarina, unidade Joinville.

Programação do Evento de Lançamento*:
14:00h – Abertura
14:30h – Sobre o Desenvolvimento de Jogos Digitais ( Exergames ) Sérios para TEA
14:50h – O exergame RepeTEA 15:10h – O exergame KarTEA
15:30h – Futuros exergames na plataforma T-TEA
15:50h – Demonstração in locus do funcionamento do T-TEA e RepeTEA
16:20h – Encerramento *programação sujeita a alterações, verifique no facebook do grupo de pesquisa Larva/Udesc.

A inscrição gratuita deve ser feita pelo link: https://forms.gle/pufp9WPeqSC3udiu6

O evento é aberto a comunidade. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br
47 3481 7882
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC