Equipes foram desafiadas a criar jogos com foco na saúde e na educação
Três equipes participaram da competição – duas com estudantes da Udesc e uma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Formada por Mayara Muller e Lucas Ferreira (do IFSC), a equipe Lajota apresentou o jogo “Estoure a Bola”. A Udesc foi representada pelas equipes Argonautas (com Marco Rigon, Carlos Silva Filho, Lauro Gripa Neto e Guilherme Lima), que desenvolveu o jogo “Ginga Divina” e Moiras (Monique Mendes, Maria Eduarda Campos e Maria Julia Sales), criadora do jogo “HerPules”. O tema desta edição da Exergame Jam foi Kairós, o deus que na tradição grega representa a sincronia entre o tempo e a oportunidade, o momento certo para agir em função das circunstâncias – conceito que, na competição, se traduz como símbolo de estímulo a ações de caráter social principalmente nas áreas da saúde e da educação.
As equipes competidoras foram desafiadas a criar jogos utilizando a tecnologia do chão interativo, modalidade onde as imagens do jogo são projetadas no piso e, nele, configuram uma superfície de interação a partir de onde os movimentos de controle dos jogadores são captados e traduzidos em comandos. Os projetos concorrentes foram desenvolvidos no prazo de 240 horas corridas e submetidos a um grupo de 13 juízes que definiram os vencedores de três – das quatro – categorias da premiação.
Design: avalia a ideia proposta pelo jogo através do vídeo e do documento de design entregue pela equipe. Esta categoria foi vencida pela equipe Argonautas, com o jogo “Ginga Divina”.
Mulheres no Controle: categoria de estímulo à participação de equipes formadas exclusivamente por mulheres vencida, obviamente, pela equipe Moiras, com “HerPules”.
Principal: avalia todos os itens entregues à comissão julgadora, incluindo o jogo pronto para ser jogado, premiando “Ginga Divina” da equipe Argonautas.
Voto Popular: votação livre pela internet, avaliando apenas os vídeos postados e premiando “HerPules” da equipe Moiras com 46,3% dos 369 votos computados.
Além de brindes e certificados, as equipes vencedoras receberam prêmios em dinheiro da startup Farol e bolsas de estudo on-line para os cursos da Arcode, patrocinadoras da competição. A Exergame Jam é uma iniciativa do Núcleo de Aplicações Visuais (Navi) em parceria com o Laboratory for Research on Visual Applications (Larva) da Udesc Joinville. “Achávamos que os competidores iriam ter dificuldade pelo tipo não convencional de jogo, mas as três equipes projetaram e desenvolveram os jogos de forma completa. Tivemos até equipes do ensino técnico participando”, explica o coordenador da competição, professor Marcelo da Silva Hounsell. “A disputa foi muito acirrada e animada e os resultados surpreenderam. Nós e os patrocinadores estamos muito contentes com o resultado."
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47)3481-7882/3481-7922