Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

08/10/2018-14h29

Udesc Joinville promove minicurso de introdução aos sistemas de recomendação

Atividade será nos próximos dias 16 e 17, das 17h às 19h, na sala F-205 - Foto: Assessoria de Comunicação
Nos próximos dias 16 e 17, será realizado o minicurso de introdução aos sistemas de recomendação no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville.  A atividade será das 17h às 19h, na sala F-205.

O minicurso será ministrado pelo doutor em computação Guilherme Medeiros Machado e tem o objetivo de apresentar a área para quem tem pouco ou nenhum conhecimento e também para as pessoas que já trabalham com o assunto.

No primeiro dia de atividade, será apresentada uma visão geral da área, desde a proposição dos primeiros algoritmos de vizinhança até as abordagens baseadas em modelos de aprendizagem de máquina. Já no segundo dia, será realizado um trabalho do tipo “hands-on”, onde cada participante implementará o algoritmo de fatoração de matrizes, que foi vencedor do desafio de 1 milhão de dólares propostos pela Netflix e é um dos mais famosos da área.

O algoritmo será utilizado em linguagem Python, com tecnologias de manipulação de grandes volumes de dados como Numpy e Scikit learn. Ao final do minicurso, é esperado que os participantes entendam o básico da área e estejam capacitados para implementar e entender algoritmos de recomendação.

A área de pesquisa em sistemas de recomendação está em constante evolução já que novos algoritmos e abordagens são propostos todos os anos. Com a grande quantidade de dados (big data), os sistemas se tornaram populares e são encontrados em várias aplicações como sites de e-commerce, streaming de vídeos e músicas, sites de notícias, sites de busca, redes sociais, aplicativos de relacionamento. Os sistemas foram propostos no início dos anos 90, como filtros de conteúdo baseado nos interesses do usuário.

O curso será oferecido por meio do Programa de Extensão Interagir: Integração entre a ciência, a computação e a sociedade.

Inscrições pelo formulário.

Mais informações: isabela.gasparini@udesc.br ou mateusbombassaro@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC