Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

22/06/2021-13h14

Udesc Joinville promove seminário de Química sobre técnicas de aproveitamento de recursos hídricos

O evento será transmitido às 15h20 no canal Colóquios e Seminários Udesc, no YouTube - Foto:Pexels
Nesta quarta-feira, 23, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville realizará o Seminário de Química "Tecnologia Eletroquímica: uma alternativa para armazenamento de energia eficiente e tratamento de águas salobras". O evento será transmitido às 15h20 no canal Colóquios e Seminários Udesc, no YouTube.

A palestrante Wilma Silva Medeiros, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química, abordará sobre a escassez global de água potável e a necessidade de estudos de novos métodos para aproveitamento sustentável dos recursos hídricos.

A mestranda falará sobre dessalinização eletrodirigida e as ramificações que surgiram, como a deinização capacitiva CDI, uma subárea da eletroquímica, onde a maioria dos estudos são relacionados com eletrodos de carbono poroso, que podem ser usados, para armazenamento de energia eletrostática ou para conversão de energia.

O evento tem como objetivo propor uma sugestão para pesquisas futuras que podem ser o estudo de materiais de carbono, como o carvão ativado, sendo submetido a um pré-tratamento para aumentar sua área superficial específica, pode-se estudar a possibilidade de fazer uma adaptação da CDI a outras técnicas já existentes, para minimizar a utilização de energia durante a dessalinização.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC