Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/02/2019-10h36

Udesc Joinville promoverá palestra nesta quinta sobre aspectos neurocientíficos de aprendizagem e avaliação

Nesta quinta-feira, 14, a Direção de Ensino da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville promove a palestra "Avaliação, neurociências, mediação e aprendizagem". O evento abordará teorias importantes para qualquer processo de avaliação no ensino superior. Além disso, serão discutidas quais as áreas de mudança cognitiva nos alunos que devem ser levadas em conta no processo de avaliação.

Tais ideias são inspiradas em preceitos de Avaliação Dinâmica, seguindo práticas de teste-intervenção-reteste durante a atividade docente, e podem aprimorar sensivelmente os processos de avaliação de forma geral. As sugestões são fundamentadas no desenvolvimento de habilidades do professor para perceber mudanças em parâmetros presentes no comportamento dos discentes vinculados ao que foi aprendido, muitas vezes comprováveis experimentalmente. Com treinamento, o docente poderá ser capaz de percebê-los.

Tais parâmetros serão apresentados e estenderão o conceito do que se conhece como uma avaliação ordinária, que normalmente é focada exclusivamente na medida quantitativa da eficiência do aluno.

O diretor de ensino, Aleksander Sade Paterno, dará sugestões sobre como verificar, por observação, os parâmetros de interesse, aprimorando aspectos das atividades em sala de aula para todas as disciplinas.  O objetivo é fazer com que o professor utilize os preceitos apresentados para identificar como o aluno aprende, além de auxiliar na otimização do potencial do estudante.

Dada a aplicação ampla das ideias a serem apresentadas, o evento é gratuito e aberto a professores, alunos e comunidade em geral. O evento será realizado no Auditório do Bloco E, das 15h30 às 17h.  Os interessados em participar devem se inscrever por meio de formulário online: http://www.cct.udesc.br/?idFormulario=440.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC