Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

12/06/2019-09h27

Udesc Joinville realiza pesquisas na área de Química e Catálise com universidades parceiras

Professor da Udesc Joinville, Fernando Xavier, foi convidado a fazer parte da  iniciativa em 2018 - Foto: Sara Lins
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, em parceria com a Universidade de Lund (UL), na Suécia e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, desenvolvem atividades de intercâmbio científico e de pesquisa na área de Química e Catálise.

A união de esforços destas universidades no projeto tem como objetivo aprimorar e potencializar via métodos estatísticos, catalisadores de reações orgânicas por processos oxidativos. Estes catalisadores possuem aplicação da indústria petroquímica, farmacêutica e de alimentos para a produção de insumos consumidos nestes segmentos industriais.

Tais atividades científicas estão sendo desenvolvidas em laboratórios das três instituições envolvidas e são coordenadas pelos professores: Fernando Xavier e Edmar Martendal Dias de Souza, da Udesc Joinville; Rosely Peralta e Ademir Neves, da UFSC e Ebbe Nordlander, da UL. Além dos professores, trabalham no projeto os alunos Andrei Felipe Vailati e Ricardo Huelsmann, graduados em Química pela Udesc Joinville e, atualmente, pós-graduandos na UFSC.

A parceria já havia sido firmada entre a UFSC e a UL ainda em 2013 via programa de cooperação entre a Fundação Sueca para a Cooperação Internacional em Pesquisa e Ensino Superior (STINT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2018, o professor Fernando Xavier foi convidado a fazer parte desta iniciativa.

“O trabalho em conjunto tem beneficiado todos os grupos de pesquisa envolvidos. A troca de experiências faz com que os projetos individuais de cada professor sejam desenvolvidos em ambos os países. Um destaque se dá principalmente pela inserção da Udesc no mundo científico europeu, que, notoriamente é de excelência. Algumas metodologias analíticas empregadas aqui na universidade estão sendo agora transferidas e aplicadas em catalisadores de reações químicas produzidos pelo grupo sueco”, afirmou o professor Fernando.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC