Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

11/10/2018-11h46

Udesc Joinville realiza quarto ciclo de formação continuada em 24 de outubro

Minicurso será realizado das 8h30 às 12h, na sala F301 - Foto: Assessoria de Comunicação
Em 24 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville realizará o minicurso “Problem Based Learning e Project Based Learning com o Moodle, Telegram e BigBlueButton: sistemas para metodologias e para o cenário educacional integráveis ao Moodle”, das 8h30 às 12h, na sala F301. A atividade faz parte do quarto ciclo de formação continuada voltada aos professores da Udesc. A iniciativa é da Direção de Ensino.

O curso apresentará algumas das ferramentas tecnológicas que têm sido usadas na implementação de metodologias ativas de aprendizagem, com base na experiência desenvolvida na pesquisa de doutorado e na atividade prática de mercado exercida por Giovanni Farias, que aplicará a atividade. Ele realizou o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As metodologias ativas de aprendizagem que serão foco no curso são Problem Based Learning e Project Based Learning, suportadas pelas ferramentas Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mais utilizado no Brasil; Telegram, aplicativo semelhante ao WhatsApp com características que o torna mais apropriado para o uso educacional; e o BigBueButton, sistema de webconferência voltado para o cenário educacional e integrável ao Moodle.

O minicurso apresentará os fundamentos conceituais das metodologias ativas e sua implementação prática com uso das ferramentas tecnológicas listadas, para que mesmo o docente que não tenha experiência no tema consiga acompanhar. Será apresentado o uso prático das ferramentas na implementação, especialmente no que diz respeito a operacionalização de ações como distribuição de conteúdo, comunicação virtual síncrona e assíncrona, entrega de artefatos e avaliação por pares.

A abordagem foca principalmente na superação de barreira para implementar as metodologias em um contexto educacional que tem turmas grandes, quando os resultados otimizados são em grupos relativamente pequenos. As tecnologias podem ser aplicadas no contexto educacional presencial ou a distância.

Ao final do curso, é esperado que o professor tenha compreendido os fundamentos que baseiam algumas das mais importantes metodologias ativas de aprendizagem, além de aprender como usar ferramentas tecnológicas que podem viabilizar operacionalmente a implementação, mesmo que parcialmente, destas metodologias na sua realidade profissional.

Mais informações e formulário para inscrição aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC