Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

21/11/2022-16h31

Udesc Joinville recebe componentes para desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes

Legenda: Na foto, Francine Kasulke do NIT, aluno Leonardo Boschetti, Professora Ana Watanabe e Eduardo Bachmann da Macnica.
Na última sexta-feira, 18, foram entregues os primeiros componentes do comodato assinado entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville  e a empresa Macnica DHW, responsável pelo Perini City Lab.   

Os componentes serão destinados aos projetos desenvolvidos por tres estudantes da Udesc Joinville em parceria com a empresa que faz parte do grupo japonês Macnica Inc.

A Empresa  possui experiência em desenvolvimento de software e hardware, com soluções para IoT, Smart Cities, Cyber Security e veículos autônomos.  É considerado atualmente um dos maiores players de tecnologia do mundo. Informou a professora Ana Watanabe, responsável pelos projetos da parceria.

A representante do Núcleo de Inovação Tecnológica, Francine Kasulke, que acompanhou a entrega e a conferência dos componentes destacou a importância de parcerias para a Universidade. "Estamos trabalhando para que cada vez mais nossos alunos possam apresentar soluções inteligentes para a sociedade, as parcerias que estamos fomentando traz rapidez para que a pesquisa realizada dentro do laboratório seja efetivamente testada e disponibilizada", destacou.

Conheça os projetos:

O estudante do curso de Engenharia Elétrica, Emanoel Alves Junior desenvolveu um projeto sobre a utilização de tecnologia IoT para um sistema inteligente de coleta seletiva de resíduos. O projeto recebeu apoio da empresa NLT e Macnica, o próximo passo será a realização de testes de viabilidade e implementação do projeto no Parque Perini.

E o estudante Vitor Emanoel Shoepping está desenvolvendo o projeto Estacionamento Inteligente para o Ágora Hub. O trabalho visa identificar o número de vagas livres no estacionamento descoberto. Serão utilizadas duas tecnologias no projeto para fazer a verificação das vagas, a primeira é utilizando um ESP32 com rede LoRa e um sensor ultrassônico, que fará leitura de cada vaga, e a outra é utilizando câmera com inteligência artificial.   O trabalho também é resultado de conclusão de curso de bacharelado em Engenharia Elétrica.

Já o estudante Leonardo Boschetti, irá apresentar um projeto de pesquisa que visa o desenvolvimento de um protótipo para o monitoramento remoto de temperatura nos arredores dos postes inteligentes instalados no Perini Business Park.  O representante da empresa, Senhor Eduardo Bachmann, que atua como inside Sales da Macnica aproveitou o momento para discutir com o aluno Leonardo e a professora a continuidade dos projetos para o ano de 2023.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br
Fone 34817882
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC